17 de março de 2016

Fable e fechamento da Lionhead Studios

Alguns jogos, filmes, livros marcam nossa vida, nossa infância. A primeira vez que ouvi falar em Fable foi no antigo programa da Band G4 Brasil, um lançamento exclusivo para o primeiro console da Microsoft, com gráficos fantásticos para época, uma história ao mesmo tempo simples, porém bem elaborada, uma fábula, por assim dizer. Nessa época não tinha Internet em casa, na realidade nem tenho certeza se tinha um computador, e nem videogame, assim jogar ele estaria fora de cogitação por vários anos.


O jogo acabou sendo lançado para computador e um site nacional fez uma ótima tradução (ora, na época não conseguia entender textos em inglês). Tive a oportunidade de jogar essa versão pelo ano de 2006 ou 2007, não tenho certeza, e realmente era o que eu esperava, um ótimo jogo, com uma história envolvente.

Você é uma criança, numa pequena cidade, comum, feliz, como todas as demais, porém bandidos aparecem e seus pais são mortos, com isso acaba sendo levado para treinar na Guida dos Heroes. Você evolui, lutando inicialmente com uma espada de madeira, fazendo missões bem simples, tem escolhas, seguir um caminho de luz, fazendo as coisas da maneira correta (e possivelmente difícil) ou "indo para o lado sombrio", seu próprio corpo mostra essas escolhas. Com o passar do tempo você fica forte, as pessoas passam a te adorar ou a ter medo de você, você pode se casar. Derrota inimigos, monstros de gelo, dragões, até que quando se da conta já é o guerreiro mais poderoso do universo e seu corpo já aparenta certa idade.

A história do jogo é uma vida, é uma fábula, como o próprio nome, e assim como os demais jogos da Lionhead Studios, como Black & White, onde você é um Deus, tem algo mais profundo por trás. Fable 2 também tem uma história muito envolvente, porém ainda acredito que o original seja superior.

Enfim, é uma pena o fechamento da companhia. Recomendo muito jogarem o primeiro, que pode ser adquirido no Steam em suas duas versões: Fable - The Lost Chapters e o Remake Fable Anniversary.

Nenhum comentário: