29 de maio de 2014

Problemas ao criar uma máquina virtual de 64 bit com o VirtualBox


Ao contrário de máquinas virtuais de 32 bit, para um computador ser capaz de rodar uma 64 bit é necessário que o processador tenha instruções de virtualização, conhecidas como VT-x. Recomendo baixar o programa CPU-Z para conferir se seu processador possui tais instruções, se possuir também é necessário ativá-las na Bios. Em processadores da época dos Intel Core 2 Duo, além do processador é necessário que o chipset suporte tais instruções, o que é raro em chipsets mais antigos, não sendo possível rodar máquinas virtuais de 64 bit nesse caso.


Semana passada tentei criar uma máquina virtual com o Ubuntu 14.04 64 bit, mas o Virtualbox não me dava tal opção. Nos fóruns oficiais a orientação era desativar as instruções e posteriormente ativá-las novamente, mas não era isso. Um erro comum é que o processador precisa realmente ser reiniciado para as instruções serem ativar, ou seja, o computador precisa ser desligado e ligado novamente, provavelmente isso é devido a elas mexerem com o controlador de memória. Minha placa mãe Asus já faz isso quando você ativa/desativas as instruções, ou seja, isso pode ser um bug de placa mães mais antigas.

Pensei que fosse a versão do Virtualbox, fiz downgrade e também não adiantou. Quase desistindo instalei o VMWare Player, nas opções coloquei para utilizar as instruções VT-x, na hora de abrir a máquina virtual finalmente o motivo, o Microsoft Hyper-V que já vem incluso no Windows 8.1 já estava fazendo uso de tais instruções. Foi ir nos componentes do Windows remover o Hyper-V e pronto, o Virtualbox voltou a reconhecer as instruções e foi possível criar a máquina virtual com o Ubuntu.

Já existe um ticket de 7 meses relatando esse problema, mas até agora não foi feito nada. Seria bem simples resolver, primeiramente verificar se o Hyper-V está instalado e colocar uma mensagem caso fosse selecionado para fazer uso das instruções ou tentar criar uma máquina virtual de 64 Bit. Infelizmente é algo simples que pode causar bastante dor de cabeça, para quem, igual eu, não sabia que o Hyper-V poderia vir pré-instalado.

Nenhum comentário: