18 de março de 2014

Calculadoras gráficas e a nova HP Prime (A.K.A. sucessora da 50G)

Verdade seja dita, sou um estudante de engenharia e lido muito com números e equações, resolver problemas de condutores, campos elétricos ou magnéticos, equações que não possuem solução analítica, apenas numérica. Atualmente fazer simulações de usando o Matlab é algo comum e mesmo em exercícios em papel muitas vezes por costume acabo usando o Matlab (ou um equivalente), apesar disso, uma calculadora é algo indispensável, não é todo momento que você pode ter um console do Matlab aberto.

HP Prime (fonte)
No começo do curso comprei uma HP 10s, um péssimo investimento, pois ela é exatamente igual a uma Casio fx-82MS, mas custando o dobro (ao menos na época). Com a chegada de circuitos elétricos, onde, para facilitar, os circuitos podem ser representados de forma matricial, era necessário escalonar matrizes 5x5, 6x6 ou até mesmo 7x7, assim, sem uma calculadora capaz de fazer essa operação, dificilmente seria possível terminar algumas prova dessa matéria.

Foi ai que comprei minha HP 50G. No Brasil no mercado de calculadoras gráficas esse modelo é onipresente, competindo talvez apenas com as versões anteriores, que podem ser encontradas mais baratas. Nos Estados Unidos as mais comuns são as da Texas Instruments, que dominam com folga todo mercado. Isso ocorre devido a usar essas calculadoras não ser algo trivial, assim você aprende muitos truques com seus veteranos e colegas, mantendo uma marca dominante em tal lugar.

Na minha visão a HP tinha deixado o mercado de calculadoras, que convenhamos, talvez não seja tão lucrativo. Seu último lançamento de uma gráfica foi a 50G no ano de 2006, enquanto a TI lançou diversos modelos, que até já foram substituídos no mercado. Com o lançamento da Prime a HP volta com tudo para o pálio. Provavelmente esse hiato não foi estratégia proposital, mas gostei dela não lançar muitas calculadoras praticamente idênticas, mudando apenas a aparência ou um recurso ou outro, assim quase todos os seus amigos tem o mesmo modelo e podem compartilhar dicas.

HP Prime desmontada (fonte)
Isso não é possível com a Prime, pois ela é muito diferente de todas as versões anteriores, além disso, nas pesquisas que eu fiz, os programas desenvolvidos para calculadoras anteriores não são mais compatíveis. Para desenvolvimento de novos programas a HP recomenda que se use um emulador, que funciona como um espécie de SDK. O emulador conta com todas as funções da calculadora e está disponível para qualquer um, mesmo que não possua a Prime. Isso é um fato muito legal, apesar de nunca ter tocado na Prime, pude fazer uso de todas as suas funções. A TI e a Casio também tem programas parecidos, mas o software é pago e elas apenas disponibilizam uma versão por tempo limitada. Ponto para a HP.

Para fazer download basta entrar nesse FTP da HP e fazer download da última versão do HP Prime Virtual Calculator. Gostei muito de usar essa calculadora no computador, é engraçado, pois para abrir a calculadora do Windows eu digito iniciar e depois "calc", assim o Windows abre o primeiro programa que achar, que passou a ser esse emulador. Para digitar contas mais complexas ela é muito mais prática que a do Windows, além dos atalhos do teclado funcionarem sem problemas, a HP foi bem cuidadosa. Como ela é touch, os comandos com o mouse são bem precisos, assim para editar qualquer conta que você tenha inserido é bem prática.

Como dito, não testei a versão física ainda, tenho minhas dúvidas se eu trocaria minha 50G por ela, pois touch pode ser um pouco irritante. Enquanto muitas das funções que só podem ser acessadas por ele, na 50G isso é feito com apenas duas ou três tecladas. Além da duração da bateria, que, apesar da 50G usar pilhas, duram fácil vários meses, você não precisa ficar se preocupando em carregar.

 TI-Nspire CX, concorrente da Prime (fonte)
Por outro lado, ela é menor e mais leve, a qualidade da tela é bem superior, justamente por isso a duração da bateria não é grande. Uma tela retro-iluminada (como em celulares) consome bastante bateria, na realidade a bateria dela retêm muito mais carga que as 4 pilhas AAA da 50G. O processador é bem superior, aliado a algoritmos mais eficientes (suponho) faz com que ela resolva problemas inacessíveis para a 50G (como os fatores de 2^67-1, esse problema tem uma importância histórica). Ela perdeu a entrada a cartão SD, mas com a memória interna de 256 MB, não acho que vá fazer falta.

Sua interface é totalmente em português, a HP deve querer manter o domínio no Brasil. Ela funciona muito como um celular, existem aplicativos diversos como para plotar gráficos, estatísticos, financeiros, mas o que mais me chamou atenção foi a "folha de cálculo" (parecido com o Excel), as TIs já possuíam esse recurso a bastante tempo, é muito conveniente para alguns tipos de cálculo, coisa que sinto falta na 50G.

Provavelmente não usarei uma na minha faculdade, pois já estou quase no fim e seu preço ainda é proibitivo no Brasil, mas com certeza ela vai passar a ser minha calculadora padrão no Windows. Como um bônus, gostaria de deixar um link para o site de suas duas concorrentes, a TI-Nspire CX CAS e a Casio Prizm (apesar que também existe a ClassPad II). Infelizmente, ambas não são como a HP, os seus respectivos emuladores para Windows são pagos, no caso da TI, nem mesmo quem compra a calculadora tem o software, apenas uma licença temporária.

Editado em 18/01/2016: Conforme o leitor Alexandro Maceiras apontou, agora temos uma versão mobile para várias plataformas, esta versão pode ser encontrada aqui.

15 comentários:

Unknown disse...

Fiz a compra dessa calculadora, e mesmo tendo que pagar Impostos --' nao saiu taaao caro assim. Estou muito satisfeito e onde ela passa chama atenção, pois é quase exclusividade no BR. veha meu video e compartilhem >>> https://www.youtube.com/watch?v=XliJOvQPCCE

Luiz Fernando Vieira disse...

Finalmente e evoluiu. Quero fazer um teste driver com ela.
Eu sei que 50G e inferior a TI-Nspire CX CAS.
Tem um link que ensina a mexer na TI (BR) https://www.youtube.com/channel/UC2VpxMqQ6YfqIEDlYxtV4pQ/featured
Espero que alguém no futuro ensina a mexer na HP Prime.

Chef Leo Rozsas disse...

Curso de HP PRIME online, no BRASIL, em Portugues
http://leonardorozsas.monqicorp.com.br/

Chef Leo Rozsas disse...

Curso de HP PRIME online - em Portugues
http://leonardorozsas.monqicorp.com.br/

Filipe Ribeiro disse...

"Além da duração da bateria, que, apesar da 50G usar pilhas, duram fácil vários meses, você não precisa ficar se preocupando em carregar."

Engraçado eu considero uma tremenda desvantagem o uso de pilhas. Minha 50G eu uso constantemente e 4 pilhas AAA duracell duram cerca de 2 a 3 meses no máximo. São 20 reais nessa brincadeira.

Ricardo disse...

Isso é relativo. Meu caso, as minhas duram 1 ano fácil, é claro que provavelmente não chegue perto do seu uso, sempre uso pilhas alcalinas, deixo o brilho da tela quase no mínimo (que não fique ruim o uso) e durantes as férias eu tiro as pilhas (até pela questão delas vazarem).

Mas para quem realmente usa muito, uma com bateria recarregável seria melhor. Já pensou em comprar pilhas recarregáveis com baixa descarga?

Unknown disse...

Boa tarde,

Estou passando por dificuldades com esta calculadora. O problema é que ela nao liga mais. Eu estudo Engenharia Elétrica e a minha universidade entrou em greve, então a bateria dela se descarregou msm sem uso. Até então ok, o problema é que quando fui recarregá-la na tomada, a tela dela se acendeu e apagou logo em seguida. Depois disso eu nao consegui mais ligá-la. já fiz tudo que poderia nos laboratorios daqui mas não obtive nenhum resultado

voces poderiam me ajudar? preciso muito dela para minha faculdade pois ela é muito mais facil de usar do que a 50G.

obrigado

Gustavo Sutana disse...

corrigindo: se trata da HP Prime**

Ricardo disse...

Gustavo, acho que aqui não seria o melhor lugar para você perguntar isso. Alguns fóruns que você acha no Google podem ser melhores lugares.

Você comprou ela fora do Brasil?

Alexandro Maceiras disse...

Interessante Ricardo, eu sou engenheiro À vários ano mas nem uso mais minha 48gx, porque não preciso mais na área que eu atuo e porque ela está quebrada, mas eu sempre adorei ela principalmente por ser gráfica e programável. Eu passei muito tempo com a minha 48gx descobrindo coisas de programação nela e etc. Eu fiz vários aplicativos e uns games meio bobos nela até, porque sempre achei essas calculadoras HP gráficas e programáveis, desde a 28s, fantásticas! Só que eu queria arrumar a minha e então andei procurando locais pra arrumar, mas vi que o custo não valia muito a pena em relação a comprar uma 50g nova que é mais moderna etc, é uma pena, dai olhando tudo eu achei esse PRIME, nossa meus olhos brilharam quando eu vi, achei bem legal, mas o preço é bem salgado e como eu não uso, seria comprar só pelo prazer de ter. Estupidez mesmo, aí achei o emulador e fiquei de boca aberta. Como poderia um emulador de um calculadora ser dado de graça desta maneira, não entendo isto! Eu nunca vou comprar uma calculadora dessa tendo esse emulador de graça e ainda existe um pra Android, esse eu não experimentei, mas pelo que vi é tão bom quanto o de PC, tchau HP Prime eu nunca vou comprar você! Será?

Ricardo disse...

A versão Windows pode ajudar no desenvolvimento de programas para ela, então faz sentido ser gratuita, por outro lado, a versão mobile é uma concorrente direta da calculadora, apesar de dificilmente um professor autorizar o uso de um smartphone durante provas.

Agora sou um engenheiro também, vou manter minha 50g, minha companheira, mas não pretendo comprar outra. O APP da HP Prime para Android me interessou, mas o preço (mais de 60 reais) é um pouco caro.

Não sabia que tinha saído uma versão para Smartphones, vou atualizar o texto. Obrigado.

Mario Carvalho disse...

OLÁ BOA TARDE, ESTOU PRECISANDO DE UMA AJUDA PARA COLOCAR IMAGENS NA HP PRIME, EU JA HAVIA COLOCADO, MAS DE REPENTE QUANDO MANDO A IMAGEM PELO "PRIME COMN" O COMPUTADOR ME DIZ QUE A IMAGEM FOI ENVIADA COM SUCESSO, E NO MESMO INSTANTE A CALCULADORA REINICIA SEM NENHUMA IMAGEM ARMAZENADA. QUEM PUDER ME DAR UMA DICA AGRADEÇO.

Ricardo disse...

Bom, eu não tenho uma para te ajudar :/

Mario Carvalho disse...

OLÁ BOA TARDE, ESTOU PRECISANDO DE UMA AJUDA PARA COLOCAR IMAGENS NA HP PRIME, EU JA HAVIA COLOCADO, MAS DE REPENTE QUANDO MANDO A IMAGEM PELO "PRIME COMN" O COMPUTADOR ME DIZ QUE A IMAGEM FOI ENVIADA COM SUCESSO, E NO MESMO INSTANTE A CALCULADORA REINICIA SEM NENHUMA IMAGEM ARMAZENADA. QUEM PUDER ME DAR UMA DICA AGRADEÇO.

Chef Leo Rozsas disse...

Faça um curso aqui www.icetep.com.br