29 de janeiro de 2014

uEditor - Um pequeno aplicativo para fazer edições simples de texto na área de transferência

Há muito anos desenvolvi um programa para meu uso pessoal, chamei-o de microEditor (usando a letra grega mi). Como o mi é parecido com o u no alfabeto latino, em muito lugares ele se tornou uEditor. Inicialmente esse programa tirava a formatação de textos na área de transferência, para poder colar o texto e ele se adaptar a formatação já usada. Coisa que o Word implementou pouco tempo depois.

Com o passar no tempo fui adicionando mais coisas, como alterar o texto para maiúsculas, minusculas, um visualizador, um simples editor, entre outras coisinhas. Fui passando para alguns amigos e agora liberei o código fonte no Github. Ele é extremamente simples, qualquer um com conhecimento básicos poderia ter desenvolvido.

Fazer download do programa - Repositório Github

Para rodar o aplicativo é necessário ter o .net 4.0 instalado. Acho melhor assim, pois o Windows 8 não vem mais com o 2.0. O 4.0 pode ser instalado no Windows XP em diante. Caso tenham interesse numa versão para o 2.0, posso compilar sem problemas.

Uma dica de uso que posso dar, é colocar o executável numa pasta qualquer e depois um atalho na pasta "Inicializar" do menu iniciar, assim ele será iniciado com o computador. Não fiz um instalador, pois não considero útil nessa etapa. Qualquer preocupação com segurança pode ser resolvida como uma olhada no código fonte, além de que você mesmo pode compilar usando o Visual Studio Express (versão gratuita).

2 comentários:

jacaré disse...

Ricardo, li a história de como vc passou na Unicamp e tenho algumas dúvidas, vc poderia me ajudar?

Ricardo disse...

Sim, você pode comentar no outro post sem problemas. :)