17 de outubro de 2013

Ubuntu 13.10: Guia de pós-instalação

O Ubuntu 13.10 foi lançado hoje, aqui está um guia de pós instalação, o que você deve fazer e os programas que deve instalar para deixar o sistema redondinho.


A primeira coisa a se fazer, é desativar a busca online do menu do Unity (ao menos na minha opinião). Para isso entre em configurações (a engrenagem no menu do Unity), vá em "Segurança e privacidade", depois em pesquisa e basta desativar.



Caso você use uma placa de vídeo Geforce ou uma Radeon, o melhor é instalar o driver proprietário, se for usuário de GPUs da Intel, pule esse passo. Entre nas configurações, vá em "Programas e serviços" e depois escolha o driver a instalar, como a figura abaixo:

Driver de vídeo para minha AMD Radeon
Dependendo da sua placa de rede sem fio, também poderão aparecer drivers dela, é algo mais raro, já que a maioria das placas conta com ótimos drivers já inclusos no kernel Linux.

O próximo passo é instalar alguns codecs e programas básicos que não vem por padrão no Ubuntu, via central de programas do Ubuntu, a "cesta de supermecado" na barra lateral. Primeiramente o "Ubuntu restricted extras", que são codecs de áudio e vídeo, fontes padrões, suporte para arquivos .rar, entre outras coisas.



Você pode instalar o "Pinta", um editor de imagens simples, nos moldes do Paint.net do Windows, com recursos o suficiente para editar imagens para esse blog, por exemplo. O "7-Zip" para adicionar mais formatos de arquivos para o compactador padrão do Ubuntu.


O melhor player de vídeo é sem dúvidas o VLC, para instalá-lo basta ir a central de programas e procurar VLC.

Caso você queira trocar a ordem de boot do computador (por exemplo, colocar o Windows como principal) ou mudar o tempo, existe um programa chamado Grub Customizer, basta executar os comandos abaixo:

sudo add-apt-repository ppa:danielrichter2007/grub-customizer
sudo apt-get update
sudo apt-get install grub-customizer

Como a Adobe parou de lançar novas versões do Flash para o Linux (apesar de ainda lançar atualizações de segurança), a única maneira de usar uma versão mais atual é usar o Chrome, que pode ser baixado no site do Google, como segue a imagem, depois é só abrir o arquivos .deb e clicar em instalar.



O Skype é um ótimo aplicativo de messaging, apesar de inferior a versão do Windows, ainda assim é fortemente recomendada. A instalação é similar ao Chrome, você pode fazer o download aqui.

Por último recomendo o Steam. Com o anúncio do SteamOS, o número de jogos em Linux deve aumentar muito, se tornando uma plataforma viável.

Mesmo atualmente, existem diversos ótimos jogos, como toda série Half Life, Left 4 Dead 2, Trine 3, Brutal Legend, Fez e muitos outros.

Se aparecerem novos programas a serem instalados, atualizarei esse post. Reparem que no Ubuntu 13.04 era necessário o uso de diversos PPAs para instalar os aplicativos mais atuais, como esse Ubuntu acabou de ser lançado, isso ainda não é necessário.

Editado em 22/12/2013: Adicionado o Grub Customizer e removido o update do VLC.

7 comentários:

Rafael Fidelis disse...

caraça, você ta rápido mesmo ein ;)
Senti falta da dica do VLC , fora isso creio que as dicas estão bacanas. ~bom trabalho~ .

Ricardo disse...

É Rafael, realmente esqueci do VLC, obrigado pela dica!

Mais alguma?

Rafael Fidelis disse...

Acredito que não, tá bem foda esse post.

José Jorge disse...

Obrigado por compartilhar! é uma mão na roda para iniciantes no mundo Linux como eu.

Ricardo disse...

De nada, qualquer coisa pode perguntar!

O amigo Fidelis acima, entende muito mais do que eu.

Abraço!

carlosb disse...

Ricardo, sabe como um ap no ubunto 13.10?
se puder responder, desde ja agradeço, eu nao consegui fazer outros dispositivos conectar

Ricardo disse...

Eu não entendi a sua pergunta.

AP = access point?

Se sim, vai aparecer um ícone de rede do lado do relógio, dai é clicar nele e conectar. Se não aparecer, é mais complicado, recomendaria você instalar o 14.04, pois com kernel novo a chance de reconhecer é maior.

Abraço,
Ricardo