27 de setembro de 2013

Pós-instalação do Ubuntu 13.04 e ElementaryOS Luna

Primeiramente deixe eu esclarecer, eu uso o Windows 7 e gosto muito do Windows, consigo fazer absolutamente tudo que preciso nele. Coisa que, infelizmente, não consigo com o Ubuntu, além de não gostar de sua interface.

Desktop do ElementaryOS, distro baseada no Ubuntu 12.04
Claro que preciso ressaltar o seu gerenciamento de pacotes (aplicativos), que está anos na frente do Windows em questão de facilidade de instalação e atualização, enquanto no Windows cada programa precisa ter o seu serviço de atualização rodando em segundo plano e gastando memória (por exemplo o Java, os programa do Google, Adobe, o Firefox e incontáveis outros), no Ubuntu tudo isso é centralizado.

Atualmente estou usando no notebook, além do Windows, um sistema chamado ElementaryOS, que é baseado no Ubuntu 12.4, uma versão com suporte estendido. Sua interface é desenvolvida para a melhor usabilidade do usuário e uma aparência legal, assim é um sistema muito bonito e prático (a despeito de alguns bugs), as dicas aqui apresentadas funcionam também para ele.

No desktop estou usando o Ubuntu, nele o primeiro de tudo é remover os anúncios da Amazon (fonte), com o seguinte comando em terminal (você pode abrir com control + alt + t):
sudo apt-get remove unity-lens-shopping

VLC 2.0.8
A partir daqui, todas as dicas podem ser realizadas no ElementaryOS também. Vá na Central de Programas e instale o "Ubuntu Restricted Extras" (sim, pode ser realizado no Elementary, já que ele é baseado no Ubuntu), que são codecs de vídeo e áudio, Flash, fontes... Também recomendo o player VLC.

Infelizmente a Adobe parou de lançar novar versões do Flash para o Linux, apenas são lançadas atualizações de segurança. Para ter a última versão você deve instalar e usar o Google Chrome, onde é só entrar no site e baixar o arquivo .deb correspondente a sua distribuição 32 ou 64 bit.

Também pode ser instalado o Skype, que apesar de estar a anos-luz da versão do Windows, é um programa recomendado. Site para download.

LibreOffice 4.1
A versão do Libreoffice, que vem com o Ubuntu está desatualizada, para instalar a mais atual você deve digitar esses três comandos no Terminal:
sudo add-apt-repository ppa:libreoffice/ppa
sudo apt-get update
sudo apt-get dist-upgrade

Pinta 1.4
No Windows gosto muito do Paint.NET, um editor de imagens simples com as funções mais usadas, que é o suficiente para mim 95% do tempo. O Linux conta com o Pinta, que pode ser instalado via os seguinte comandos:

sudo add-apt-repository ppa:pinta-maintainers/pinta-stable
sudo apt-get update
sudo apt-get install pinta


Por último, se você quiser trocar a ordem que os sistemas operacionais iniciam no computador, recomendo o Grub Customizer, que pode ser instalado com esses 3 comandos (fonte):
sudo add-apt-repository ppa:danielrichter2007/grub-customizer
sudo apt-get update
sudo apt-get install grub-customizer
Steam
Para quem gosta de jogos, recomendo fortemente o Steam, que conta com uma biblioteca pequena, mas com títulos de peso para Linux. Você pode fazer o download no site do Steam, a instalação é muito simples. Testei alguns jogos como Garry's Mod, Trine 2 e Psychonauts sem grandes problemas na minha Radeon HD 5670 (usando os drivers da AMD) e na Intel GMA HD 3000.

Nenhum comentário: