8 de julho de 2013

Aventuras com o Kinect - Parte 1 - Usando um Kinect como Webcam

Logo após do anúncio do então Project Natal na E3 de 2009, assim como a maioria dos que viram a apresentação, fiquei muito ansioso para o seu lançamento, que só viria a ocorrer no final de 2010. No Brasil, apesar de lançado oficialmente pela Microsoft na mesma época, era quase impossível achá-lo pelo preço sugerido de R$ 600,00 nos grandes Magazines. Logo importadores vendiam por volta de R$ 1000, enquanto nos EUA custava apenas 150 dólares, 300 reais no câmbio da época.

Kinect desmontado, Teardown do iFixit
O Kinect utiliza um entrada proprietária, que fornece mais potência do que uma porta USB, como as versões antigas do Xbox só tinham portas USB, foi necessário lançar um adaptador (uma fonte), que permite ligar o Kinect em portas USB 2.0 comuns. Assim, logo depois do lançamento as pessoas já começaram a ligá-lo no computador e desenvolver drivers.

No começo a Microsoft não gostou muito, mas depois vendo o potencial apoiou tanto que chegou a lançar drivers e um SDK oficial. Atualmente existem vários drivers, o oficial da Microsoft (que só funcionam no Windows) pode ser baixados aqui, o libfreenect pode ser encontrado aqui. Pela instalação ser simples e o SDK muito bom, optei por utilizar o da Microsoft.

Basicamente o computador detecta 3 coisas, o motor (para mudar a inclinação), as câmeras e o receptor de áudio. Este último é detectado como um microfone normal, podendo ser utilizado por qualquer aplicativo de áudio. Já a câmera VGA é um problema, ela não é detectada como uma webcam, logo você não pode utilizar o Kinect para isso.

Um cara desenvolveu uma espécie de driver para expor o Kinect como Webcam (se o arquivo estiver offline no site dele, por favor, comente que posto ele no Google Drive). Funciona muito bem, testei no Skype e no Facebook, juntando com o microfone você tem uma ótima webcam.

No próximo artigo da série pretendo fazer uma análise do hardware do Kinect, uma explicação de seu funcionamento e explorar um pouco os exemplos disponíveis na SDK.

3 comentários:

Maycon Douglas disse...

Link Off.

Ricardo disse...

http://codingbytodesign.net/2013/03/17/kinect-for-pc-and-skype-means-kinectcam/

O site mudou de endereço. :)

Maycon Douglas disse...

Valeu!