15 de junho de 2013

Livro Freakonomics de Steven Levitt e Stephen J. Dubner

Capa (fonte)
Quando você pensa em econômica, o que lhe vem a cabeça? Dinheiro, bancos, contas complicadas para prever altas e baixas na bolsa? Sim, é tudo isso (talvez economistas não concordem comigo), mas também é muito mais. Poderíamos também considerar como a matemática para modelar ações humanas, prever padrões, algo ao estilo Fundação de Isaac Asimov. O próprio nome do livro, Freaknomics, remete a isso, seria algo como economia estranha.

Steven Levitt é um professor da Universidade de Chicago, formado em Harvard com doutorado no badalado MIT. Ele faz análises pouco ortodoxas de coisas não ligadas a economia, como, por exemplo, um torneio de Sumo, lutadores entregariam lutas? Professores trapaceariam nas avaliações de seus alunos para aumentar seus bônus? Por que um traficante, apesar de ganhar tanto dinheiro, vive com os pais? São de coisas assim que o livro trata.

O livro também foi escrito por Stephen J. Dubner, que é um jornalista americano, que já escreveu para os jornais The New York Times, The New Yorker, revistas como Time, entre outros veículos de comunicação. 

O livro é dividido em capítulos que tratam desses e de vários outros temas. Não é um livro técnico, nem noções de economia são necessárias, apesar de ser interessante para quem entende um pouco mais de estatística.

Por exemplo, duas coisas podem ter uma correção, como chover e você chegar molhado em casa, isso é causa e efeito. Por outro lado duas coisas podem ter correlação, como certos nomes serem comuns em pessoas bem sucedidas, mas não foram os nomes que levaram essas pessoas onde estão, e sim a criação dos seus pais, as oportunidades que tiveram, fato citado no livro. Assim ter a noção de correlação é interessante para leitura, mas qualquer pesquisa no Google já resolve isso.

Um caso contado é o dos lutadores de Sumo, um esporte nacional no Japão. Trapaça no esporte já uma coisa lamentável, como doping, mas perder de propósito é pior, ainda mais quando é um esporte nacional de um país em que a honra é muito importante, então isso não ocorre no sumo, certo? Analisando os dados ocorre sim! Não é exatamente isso, mas fazendo uma analogia com o futebol, quando um lutador está no meio da tabela, sem nada a ganhar ou perder, luta contra um lutador que vai ser "rebaixado" as chances do lutador que seria rebaixado ganhar são muito maiores.

Existe um ponto polêmico no livro. É dito que uma onda de violência em Nova York diminuiu, enquanto os analistas achavam que iria aumentar, devido a uma lei de 20 anos atrás que liberou o aborto. O pensamento é simples, não foram leis mais duras de combate ao crime, nem a melhora do policiamento, mas sim os possíveis criminosos que nunca vieram a existir. Isso foi polêmico e até hoje o é.

É um livro de cultura geral para abrir sua mente. Novas ideias, novas abordagens para analisar problemas antigos são propostas, mas no geral é um livro bem curto, já que o último capítulo sobre nomes é grande e maçante e acabei pulando algumas partes. O livro é barato, é comum achá-lo em promoções até por R$ 9,90.

3 comentários:

Lais Lima disse...

Fiquei com vontade de ler, deve ser super interessante, mas vou procurar mais, pq no submarino está 71,90 :/

Ricardo disse...

http://www.submarino.com.br/produto/110399930/freakonomics-superfreakonomics-edicao-especial-exclusiva-?DCSext.recom=Neemu_Produto_viu-comprou&nm_origem=rec_produto_viu-comprou-a&nm_ranking_rec=2

16 reais no Boleto! :)

Lais Lima disse...

Vlw :D