21 de dezembro de 2011

Por que o mercado de games para PC está decadente?

Xbox 360 Slim (fonte)
Os vídeogames são padronizados, a Microsoft criou um padrão no Xbox, assim todos os jogos lançados para ele tem conquistas, que prolongam muito a vida útil do jogo, podem utilizar músicas do próprio usuário, as telas de load são iguais e até as caixinhas do jogos.

Nos computadores não existe esse padrão, cada empresa vende os jogos da sua maneira, coloca o DRM que deseja (proteção contra cópia), desativa os servidores de jogos online quando bem entende. Assim se torna muito desmotivante comprar um jogo, pagar seus US$ 59,99 nele (ou o equivalente no Brasil). Nem as caixinhas são padronizadas para permitir você colocá-los na estante.

Com o Windows Vista a Microsoft tentou arrumar essa bagunça, criando padrões e trazendo alguns do Xbox 360, como a Live e a configuração automática do joystick dele nos jogos (só plugar e jogar, sem nenhuma configuração de teclas). No Windows Vista foi criada uma pasta para serem adicionados, com atalho, opção de atualização, configuração de joystick, outra para para os saves dos jogos (apesar de ninguem usar). Alguns jogos que a Microsoft lançou na época continham coisas interessantes, como Halo 2 que era só colocar o DVD no leitor e jogar, ele era instalo em segundo plano. Ou Shadowrun que permitia uma disputa online na Live entre jogadores de PC e Xbox.

Shadowrun (fonte)
A Microsoft também criou uma loja online de jogos, que tem apenas alguns poucos lançamentos, nem se comparando ao Steam. Uma coisa engraçada, é que comprei GTA 4 no Steam e para jogar online precisei criar um conta na Live, ou seja, de certa forma em um serviço rival.

Aliás, esse é um problema dos jogos de computador online, enquanto em vídeogame você só precisa de uma conta, na Live no caso do Xbox e na PSN no Playstation, no computador você precisa criar conta por jogo praticamente. No GTA também era necessária uma conta na Rockstar Social Club. Nos jogos da EA agora no Origin, se for da Ubisoft (como nos novos da saga Assassin Creed ou em H.A.W.X. 2) é necessário um cadastro e conexão permanente com a internet, mesmo jogando no single player. Nem preciso comentar dos zilhões de casos de roubo de dados dos usuários, ocorreu até com o Steam recentemente.

São essas coisas ridículas como essa que desestimulam os usuários a comprarem jogos. Algum tempo atrás, antes das vendas online, a moda era obrigar o jogador de manter o CD/DVD no leitor, sempre que jogasse. Não preciso falar que era um saco. Atualmente até pioraram isso restringindo o número de instalações que você pode fazer do jogo, nem preciso citar que a versão pirata não conta com absolutamente nenhuma dessas limitações.

Steam (fonte)
Existem diversas lojas online como o Steam, Origin, Direct 2 Drive, Nuuvem (essa é brasileira)... O problema é ter conta em várias. O Steam por exemplo conta com um sistema de conquistas, mas apenas alguns poucos jogos o suportam, GTA 4, por exemplo, apesar de ter sido comprado no Steam usa as conquistas da Live. O H.A.W.X. 2 além do DRM do Steam tem o da Ubisoft, que como já citado, necessita de conexão banda larga para o single player. É essa bagunça de contas, conquistas em lugares diversos e alguns sistemas de DRM ridículos que acabam com o mercado de jogos.

Games for Windows Live (fonte)
Com o Steam eles acabaram com o mercado de revenda de jogos, tomam jogos comprados dos usuários (quando você compra um pack com algum jogo que já possui, esse jogo é desperdiçado, você NÃO pode dar para algum amigo, apenas jogos da Valve são exceção). Claramente é um negocio da China para as desenvolvedoras que teimam em não aproveitar totalmente.

Quem perdeu o bonde foi a Microsoft, mas nesse caso tenho sérias dúvidas da vontade dela em criar um mercado gamer realmente grande para PCs, devido ao Xbox. O que a Microsoft devia fazer é diminuir o custo para desenvolvedoras utilizarem a Marca Games for Windows, obrigá-los a usar somente o DRM dela, colocarem conquistas como no Xbox e ficar com um percentual bem pequeno da venda dos jogos, assim existiria um concorrente a altura para o Steam. O mercado de jogos para PC precisa de respeito com os consumidores e um padrão.

P.S. Adorei o primeiro H.A.W.X. (comprem na Fullgames), mas me recuso a comprar o H.A.W.X. 2 com aquele DRM ridículo...

Editado em 06/01/2012: A Microsoft praticamente desistiu de vender jogos para computador, pois acabou de adicionar Age of Empires 3 com todas as expansões no Steam, está custando US$ 19,99 na promoção de 50%, o preço normal é de US$ 39,99, que eu considero caro, mas deve cair.

Editado em 22/01/2012: Alan Wake, um jogo exclusivo de Xbox, que foi patrocinado pela Microsoft, recentemente teve autorização para ser lançado para Windows, só que vai ser pelo Steam, nada de Games for Windows.

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