10 de setembro de 2011

Visita ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, ou simplesmente INPE

Dia 25 do mês passado (agosto), devido a XIV Semana de Engenharia Elétrica da Unicamp, fui visitar o INPE, em São José dos Campos no estado de São Paulo. A visita foi muito rápida, já que tínhamos que voltar cedo para Campinas, mas foi interessante.

Primeiramente visitamos um museu que tinha réplicas dos satélites desenvolvidos pela parceria entre o Brasil e a China, roupas usadas pelos pesquisadores do INPE na base na Antártida, um computador de um satélite desenvolvido pelo Brasil, entre muitas outras coisas.

Posteriormente fomos ao Laboratório de Integração e Testes (LIT). Já foram desenvolvidos e testados no LIT a série de satélites CBERS, da parceria com a China, o satélite Argentino SAC-D, que é bem avançado e foi enviado para o espaço pela Nasa.

Abaixo algumas fotos da visita. Infelizmente, devido a testes realizados em produtos da indústria ainda não lançados, não pude tirar foto do laboratório. Coincidentemente semana passada o Globo Universidades fez uma ótima reportagem sobre ele.



Um lançado de satélites brasileiro

Computador do primeiro satélite brasileiro, o CBERS

Roupas usadas na base do INPE na Antártida

Uma mesa da controle de alguma coisa



Uma capela

Laboratório de Ozônio (não sei o que pesquisam ai...)



Sala na entrada do LIT
É interessante observar como o lugar é bem cuidado. A última foto é de uma sala antes do inicio da visita ao LIT, muito chique!

2 comentários:

tamara francielle disse...

Nossa serviu bastante para minha pesquisa para a escola amei espero tirar nota auta em geografia!!!

RicardoZ disse...

Nossa, sobre o que era a pesquisa?