20 de abril de 2011

Celulares com Android, algumas considerações sobre o Sony Xperia X8

Não é segredo que a tempos quero comprar um Smartphone, não por necessidade, mas pela comodidade que ele traria. Pesquisando, pesquisando, descobri que existem ótimos Smartphones Android no mercado com preços atraentes. Mas existe um porém, mesmo antes de serem anunciados muitos já estão com o Software defasado, seria como comprar um notebook muito bom com Windows Vista, ou mesmo XP, já que o X8 está defasado em duas versões (2.1 contra a 2.3).

Mas isso é realmente importante? Talvez, todas as versões contam com novidades. A 2.2, por exemplo, permite instalar aplicativos no cartão de memória, tem gigantes ganhos de velocidade na execução de aplicativos (devido a máquina virtual Java otimizada), Java Script mais rápido no browser nativo, a possibilidade de usar a conexão 3G do celular no notebook via rede sem fio e o Adobe Flash 10.1 (disponível apenas para alguns celulares). Outra diferença são os aplicativos mais novos que não funcionam nas versões antigas, o que tende a piorar ainda mais com os novos recursos da SDK (ferramenta usada para desenvolver programas para o Android).

A maior problema de usar a versão 2.1 do Android no Xperia X8 é a impossibilidade de instalar Apps no cartão de memória. Assim você fica praticamente impossibilitado de instalar jogos, pois eles ocupam rapidamente a memória interna no celular, que é bem pequena, diga-se de passagem.

É interessante notar que o celular conta com um ótimo hardware, que, infelizmente, é subutilizado pelo software, como a falta de multitouch que possivelmente a tela capacitativa (mesmo tipo do iPhone, que não necessita de canetinha) suporta. E o chip de rede sem fio que é compatível com o padrão N (existe um firmware modificado para ele que suporta redes desse tipo), mas não é habilitado oficialmente.

No mais o celular é ótimo, a tela de 3 polegadas é do tamanho ideal para não fazer volume no bolso, com resolução de 480x320, apesar dos novos celulares terem muito mais, é uma ótima quantidade, a mesma do iPhone 3GS. A câmera de 3MP é o esperado para um celular sem flash, filma na resolução de 640x480 em 30 quadros por segundo, muito mais que os 320x240 a 15 quadros do Samsung Galaxy 5. E conta com Bluetooth, Wi-Fi, GPS, Rádio FM, é um celular completo.

Achado por volta de 550 reais na Internet, provavelmente é o Android com melhor custo beneficio vendido no Brasil, se você não se importa em ter um sistema operacional defasado é uma ótima compra.

Um comentário:

RobsonB disse...

É um aparelho atraente, mas sofre com a questão do uso direto do cartão de memória. Isso começa "devagar", mas é um funil bem grande.