4 de dezembro de 2010

Quem é Miguel Nicolelis? O que ele faz que pode mudar o mundo?

Estamos em uma aula na universidade e a professora começa a falar entusiasticamente de uma linha de pesquisa que possibilitaria "milagres", uma das partes desta é decifrar a linguagem do cérebro, que funciona de uma maneira semelhante a codificação usada para transmitir dados pela internet, porém extremamente mais complexa. Essa pesquisa num futuro próximo pode possibilitar a criação de próteses que possibilitariam um membro mecânico para pessoas com deficiência. Ou uma armadura que permitiria total liberdade a elas.

O mais interessante é que o pesquisar por trás dessa pesquisa é um Brasileiro, Miguel Nicolelis, formado em medicina na USP, um dos 20 maiores cientistas do mundo segundo a Scientific American e provável ganhador de um Nobel nos próximos anos.

Eu assisti e li algumas entrevista dele e achei um cara com muito pé no chão, uma entrevista em especial, com Juca Kfouri, onde ele se mostra uma pessoa comum que se deu bem na vida e quer retribuir isso de volta ao Brasil. Esse tema causou discussões interessantes com alguns colegas, já que, como se sabe, universidades públicas são muito custosas para o governo e a maioria dos alunos depois de formada não retribui ao país, e pior, saem do Brasil em busca de melhores salários.

Um dos projetos dele é o Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra, que além de pesquisas de ponta, fornece escola de qualidade para crianças do Rio Grande do Norte, desde a creche até a universidade (ou ao menos almeja isso). Infelizmente esbarrando na "burrocracia" brasileira.

Agora voltando a falar sobre as pesquisas, existem ótimos vídeos no Youtube, alguns sobre os experimentos e outros sobre palestras. Esse se destaca, monstrando um macaco nos Estados Unidos controlando um robo no Japão.

Um comentário:

Anônimo disse...

O brasil precisava de mais pesquisadores como ele, um exemplo para ser seguido.