24 de julho de 2010

Mini Review: Roteador TP-Link TL-WR541G

Há um tempo comprei um notebook, mas, invariavelmente, quando estou em casa prefiro usar o desktop, já que é muito ruim usar um notebook no colo com o cabo de rede, assim percebi que chegou a hora de comprar um roteador wireless. Pesquisando um pouco decidi pelo TP-Link TL-WR541G, um roteador muito mais barato que os demais que, felizmente, me surpreendeu positivamente.

Primeiro gostaria de agradecer ao ótimo atendimento do Carrefour, o primeiro roteador TP-Link provavelmente veio com o firmware corrompido, requisitei a troca e me atenderam super bem, no outro dia já vieram recolher e logo me enviaram outro que funcionou perfeitamente, parabéns pelo atendimento!


Os únicos roteadores na mesma faixa de preço do WR541G são um da Multilaser e outro da Level One, nenhum dos quais me inspiravam confiança da uma marca como TP-Link, além dos 3 anos de garantia que a importadora Unicoba oferece. Ele suporta o padrão B e o G, a velocidade máxima teórica do padrão G é de 54 Mbps, na prática a velocidade é de aproximadamente 22,4 Mbps, ou seja, transfere 2,8 Megabytes por segundo, o que não deve ser um problema para a maioria, já que é bem difícil achar alguém com mais de 6 Mbps de internet.


Uma desvantagem é o fato da antena ser fixa, impossibilitando colocar uma mais potente, o que não chega a ser uma desvantagem, já que o sinal pega na casa toda. O modelo WR542G é identico ao WR541G, mas  a antena é removível. As opções de criptografia são as padrões: sem senha, WEP, WPA e WPA2. Permite controlar quais computadores podem acessar ou não a rede por endereço MAC, limitar a banda por faixa de endereço IP seja apenas para internet, seja para toda rede. Também existe um firewall básico que pode bloquear endereços IP, flood de pacotes ICMP, UDP ou TCP.

Não, ele não para em pé
Os roteadores wireless trabalham numa frequência de aproximadamente 2,4 GHz, para permitir que várias redes convivam sem problema foram criados 14 canais com uma uma pequena variação de 0,005 GHz entre eles, apesar disso um canal interfere em outro. Alguns países como os Estados Unidos restringem o número de canais para 11, no Brasil são 13, como a maioria dos roteadores são fabricados para serem vendidos nos Estados Unidos eles são limitados aos 11 canais. Nesse roteador da TP-Link é possível escolher em qual país você está, ganhando assim 2 canais.

Beleza é subjetiva, eu acho o WR541G muito bonito, mas já vi gente que acha feio, eu acho horrível um muito comum da Linksys. Ele vem com uma base para ficar em pé, com os cabos conectados atrás ele "cai".

Ficou bem simples e objetivo esse mini-review, o roteador é muito bom e se você não quer cobrir uma área muito grande ele é fortemente recomendado.

Review da Info - Do Site boadica - Vídeo de como configurar no Youtube

Editado em 12/03/2016: Mais de 5 anos e meio depois, ele continua a ser o roteador utilizado diariamente em minha casa.

3 comentários:

Deiwis disse...

dahora XD

Anônimo disse...

tbm tenho um desse, como minha casa é grande não pega na casa inteira, mas funciona o ps3, uns 2 notebooks, 1 net, junta a familia toda final de semana e o roteador aguenta!

Tche disse...

vi por 59 na internet e resolvi comprar por causa do seu blog