8 de julho de 2010

Calculadora Científica em Java para celulares com teclado numérico

Celulares são pequenos, mas tem processadores razoáveis e bastante memória, ou seja, possuem um hardware muito melhor que qualquer calculadora científica ou mesmo, a maioria, das gráficas. Pensando nisso um grupo começou em 2004 o desenvolvimento de uma calculadora em Java ME, que em nada deve a qualquer calculadora científica.

É interessante notar que ela tem precisão de 19 casas decimais e suporta números até 4.197x10323228496 (o numero de átomos do universo visível é algo em torno de 1080), consegue calcular o fatorial de 40000000 (ex: fatorial de 5 é escrito 5! e significa 5x4x3x2x1=120), enquanto minha HP 10s consegue calcular no máximo 69!.

Uma coisa que pode parecer estranha é que ela usa notação polonesa inversa (NPI), como nas calculadoras financeiras HP 12c, ou seja, o usuário em vez de digitar 2, depois +, depois 3 e apertar = para ter a resposta, deve digitar 2, enter, 3 e apertar o operador soma para ter a resposta, se você não entendeu recomendo a leitura desse artigo muito bom do site da HP.

Um ponto negativo de uma calculadora no celular é a quantidade de teclas, devido a isso foram criados menus e submenus que permitem fácil acesso a todas as funções. A calculadora suporta base binária, octal, decimal e hexadecimal, permite calcular desvio-padrão, probabilidade por permutação e combinação, operações de calculadora financeira, entre muitas outras coisas. Sem duvidas essa calculadora em Java é melhor que qualquer que vem por padrão em celulares.

2 comentários:

Anônimo disse...

Utilizo e recomendo. Depois de testar por diversos meses, tomei coragem e vou vender minha HP cientifica.

RicardoZ disse...

Vai com calma, essa calculadora pode ser realmente boa, mas não tem a velocidade de entrada do teclado de uma científica e não pode ser usada em provas.