19 de abril de 2010

Como assistir qualquer formato de vídeo no Windows e no Linux

Com o advento da internet cada vez é mais comum assistir vídeos de diversas fontes e formatos em computadores, com a chegada de placas de vídeo e TVs com HDMI esse costume deve se tornar ainda mais comum. Infelizmente o Windows e a maioria das distribuições Linux conta com codecs para um número limitado de formatos.

K-lite Mega Codec Pack

Esse é um famoso pacote de codecs compatível apenas com Windows, roda praticamente qualquer formato de vídeo. Durante a instalação é possível escolher qual formato deve ter aceleração da GPU, isso permite assistir vídeos em 1080p sem engasgos, mas, claro, necessita-se de uma GPU compatível, tais como as da Nvidia a partir da série 8000 e ATI a partir da 2000, já a Intel necessita do Windows Vista ou Seven e uma GMA HD4500 ou mais recente.

O instalador dos codecs pode configuram aceleração para H.264 e VC-1 (que ele não recomenda habilitar)
Esta disponível em várias versões, a mais completa é a versão Mega. Essa versão inclui o Media Player Classic Home Cinema que é o player de vídeo mais recomendável, já que o Media Player Classic não é atualizado há anos. O Windows Media Player também passa a ser compatível com os mais diversos formatos, apesar do suporte a legendas e arquivos com varias trilhas de áudio ser limitado.


VLC - VideoLAN Client

Um player que suporta diversas plataformas, tais como Windows, Linux, Mac OS, FreeBSD, NetBSD, OpenBSD, Solaris, BeOS, Haiko, entre outras.


O programa consegue reproduzir praticamente qualquer arquivo de som e vídeo, mesmo que estejam corrompidos ou com o download pela metade. Outra vantagem é que ao contrário do K-lite ele não mexe com os codecs do sistema, assim você não corre o risco de associar um codec errado ao tipo de arquivo.

Uma desvantagem é que o programa ainda não suporta aceleração via GPU, porém a versão para Windows Vista e 7 e Linux na versão 1.1 deve fazê-lo.

Site oficial - Download da versão Windows (a versão Linux deve ser instalada via gerenciador de pacotes de sua distribuição) - Lista de formatos suportados

Nenhum comentário: