12 de março de 2010

OpenGL 4.0 e o Steam para Mac OS X

Ontem foram lançadas as especificações para o OpenGL 4.0 que disputa com o DirectX 11. São novidades que visam adicionar funções do concorrente, como o Tesselation que melhora os gráficos adicionando polígonos em uma região da imagem. Também foi lançada a versão 3.3 cujo o objetivo é adicionar novas funções para placas já antigas.

É provável que o 3.3 seja compatível com as séries 8, 9, 100, 200 e 300 da Nvidia e HD 2000, 3000 e 4000 da ATI, enquanto o 4.0 seja apenas com a nova série 5000 da ATI e a atrasada série "Fermi" da Nvidia.

Com próximo lançamento do cliente Steam para o sistema operacional Mac OS X, é provável que algumas produtoras passem a usar OpenGL em vez de DirectX, já que este é exclusivo para Windows, assim tornando seus jogos multiplataforma e consequentemente ganhando mercado.

Muitos não devem saber, mas a Apple faz parte do consorcio Khronos Group que desenvolve as especificações do OpenGL, assim como Nvidia, ATI, Sony, Creative, Intel, Nokia, Mozilla e tantas outras. Uma das lacunas para os usuários de Mac OS X são os jogos e duvido que a Apple deixará passar a oportunidade da chegada do Steam.

Nenhum comentário: