25 de janeiro de 2010

Windows 7 na Asus P5K SE

Com o lançamento de um novo Windows, as pessoas começam a buscar drivers para seus computadores antigos (ou nem tanto). Como o Windows 7 tem um kernel muito parecido com o Vista é compatível com a maioria dos drivers desenvolvidos para este, apesar da maioria dos drivers estarem disponíveis com compatibilidade oficial para o 7.

Muitos não sabem, mas quando se compra uma placa mãe, não é a fabricante que produz tudo. No caso da P5K SE, ela usa chipset da Intel (P35 e ICH9), IDE e porta eSata provida por um chip da Marvell (88SE6121), som da Realtek (ALC883) e rede da Atheros (L1). Assim é possível ir atrás dos drivers mais recentes de cada chip, em vez de usar as versões desatualizadas do site da Asus.

Aqui coloco os drivers atualizados para a instalação do Windows 7 numa Asus P5K SE, provavelmente funcionem bem para a P5K SE/EPU também:

Para o Chipset Intel;
Para o Som Realtek ALC883 (se o link estiver offline entre aqui);
Para placas de rede (se o link estiver offline entre aqui);
Para o ATK, vai ficar aparecendo no gerenciador de tarefas como dispositivo desconhecido, até a instalação deste driver, no Windows Vista ele fazia a instalação via Windows Update.

Como bônus o driver para Geforce e para Radeons, já que a maioria usa uma dessas placas.

Então é isso, assim você pode ter o Windows 7, funcionando 100% com a P5K SE.

Editado em 20/05/2011: Nos comentários um anônimo colocou o driver para o chipset Marvell que controla a porta IDE e eSata, achava desnecessário, mas segundo os comentário a entrada eSata só funciona instalando esse driver.

Editado em 01/12/2011: A Microsoft colocou no Windows Update o driver ATK (assim como o Vista), então não é mais necessário instalar por aqui.

Editado em 13/05/2012: Colocado links alternativos para os offline do Wikidrivers.

98 comentários:

Nabari Words disse...

Meu adaptador de rede onboard de pau, minha placa é uma asus p5k se.
eu comprei uma placa de rede da kaiomy km8139d, meu OS é o windows seven. Nada no mundo faz reconhecer a placa de rede e nem com cd com os drives funciona. eu nao sei o que fazer. help!

RicardoZ disse...

oq acontece? queimou?

da uma lida nesses 2 links

http://www.kaiomy.com/products_feat.aspx?id=20
http://www.guiadohardware.net/comunidade/drivers-falsos/752794/

Anônimo disse...

vlw amigo, tava tempo problemas com o ATK

♪ Maiκoи Pedro Boиamigo ♪ disse...

Cara, tava a tempos procurando drivers do 7 pra essa mobo e até agora não encontrava nada, já q no próprio site da Asus dizia q o 7 não era compatível com essa placa mãe, então estava usando os drivers genéricos do próprio 7 q não são 100% funcionais. Já estou baixando aqui e logo vou testar. Espero q funcione. Abraços e um ótimo post.

RicardoZ disse...

vlw Maikon! Eu tive problemas de estabilidade com os drivers genéricos do 7. O PC congelava do nada, com esse drive de rede melhoro (congelava quando ia passar muitos dados pela rede).

Anônimo disse...

E já agora o tão dificil de encontrar driver para


Marvell 88SE61xx SATA Drivers

ftp://ftp.asus.com.tw/pub/ASUS/misc/sata/Marvell88SE61XX_SATA_V1207100_XPVistaWin7.zip

RicardoZ disse...

achei que o Windows reconhecesse sozinho esse driver, pq as portas IDE funcionam normal, já a eSata nunca usei.

Tif disse...

Amigao para a placa Adaptador de Rede Atheros AR5005G Wireless Network Adapter não consegui achar o driver pra ela atualizado. Desde ja agradeço a força. =]

RicardoZ disse...

Tif obrigado pelo acesso. Você pode encontrar o driver atualizado para o Windows 7 aqui: http://br.wikidrivers.com/wiki/Atheros_AR5xxx/AR9xxx_win6x

pode ver que ele é compatível com sua placa na página "Atheros AR5005G Wireless Network Adapter"

qualquer problema é só comentar.

Tif disse...

sim baixei o drive e é compativel certinho vlw. Agora to com um problema não consigo instalar o seven coloco o cd e a tela congela quando carrega os drivers para instalar... FIca na tela Starting windows e nao sai dela, ja tentei uns 5 dvd's diferente aqui e nada.
Teria como me ajudar ???

RicardoZ disse...

isso é complicado kra, pode ser n motivos, mas responde para eu tentar te ajudar, vc ja tentou instalar o Windows XP ou Vista, versões 32 ou 64 bits? se sim funcionava bem? Os DVDs do 7 eram da versão 32 ou 64bits?

é complicado, pode ser um HD com defeito, com a tabela de partições estragada, memória ram ruim, os DVDs do 7 que vc testou talvez fossem da mesma fonte e estivessem com algum driver requerido pela p5k-se faltando.

Tif disse...

XP e vista instalam normal. 64bits exelentes. os dvd's eram 64bits. Hd acredito que esteja normal. memoria nao sei dizer se souber de algum programa que possa detecta algo nelas me passe o nome.
Queria saber tb se vc tem link da ultima bios que saiu pra placa mae ai... Se for aquele que ta no site da asus ja atualizei. ^^ vlw.

RicardoZ disse...

tente instalar algum de 32 bits, se vc tem a licença do 7 numa versão 64bit ela tbm funciona numa 32bit...

o hd vc tem q ver se não tem algum erro nas partições, o windows 7 cria uma de boot de uns 100mbs e outra pra ser instalado, é estranho, sei la ter 4 primarias e um espaço livre (assim vc ñ pode criar mais nenhuma nesse espaço), se tiver como, apague todas as partições e tente instalar o windows...

pra detectar erro nas memórias? use qualquer distribuição linux, na hora do boot tem a opção do teste de memória...

bios? se tem coragem eim, um amigo perdeu uma p5k-se atualizando, se ta tudo funcionando bem (é improvavel que o 7 ñ instale por um erro de bios) nem mexa com isso

Jorge disse...

Bom dia
Temos um pc Atlhon XP 1800, que tentamos formata-lo, mas quando instalamos o windows 7 perdemos os drivers de som e rede.
Peço um auxilio seu.
Obrigado
Mail contato: jorgericardo.marques@gmail.com

RicardoZ disse...

Jorge, o Athlon XP é um processador de 9 anos, é bem provável que o Windows 7 fique lento nele, será que não seria melhor continuar com o XP?

caso vc queira continuar poste a configuração completa com computador aqui.

tente esse driver de som, talvez funcione.
http://br.wikidrivers.com/wiki/Realtek_AC97_win6x

Elvis Camilo disse...

Cara, MUIIIIIITO obrigado. Você salvou meu dia com esse post.

RicardoZ disse...

Obrigado, qualquer dúvida é só perguntar...

siga o blog se possível :)

iLucato disse...

Ricardo, parabéns pelo artigo e muito obrigado. Foi muito útil!
Estava com meu Windows 7 64-bits congelando do nada como você mesmo comentou anteriormente. Utilizei também o link do SATA nos comentários e aparentemente não está congelando mais. Maravilha!
De repente é bom colocar em seu artigo o link para Marvell 88SE61xx SATA Drivers postado por "anônimo". ;0)

Um abraço e sucesso!

RicardoZ disse...

Obrigado.

Coloquei sobre o comentário no post. O que causava os travamentos era o driver de rede. O do chipset Marvell nem é tão necessário, já que os drivers nativos do Windows funcionam bem.

Ney... disse...

Ou valeu mesmo pela dica, estava travado aqui no site da asus (literalmente).

Anônimo disse...

boas, como copio os ficheiros ATK para o meu pc? obrigado

RicardoZ disse...

Clica no link, vai em "Click here to start download from MediaFire.."

Depois vai no icone "Computador", propriedades, gerenciador de dipositivos, acha o ATK, coloca pra pesquisar onde vc descompactou o download.

Carlos disse...

Cara, eu tenho a P5K-SE e estava me matando aqui nos sites da ASUS de todo o mundo pra tentar encontrar os benditos drivers pra Win7. E não os encontrei em nenhum dos sites oficiais da ASUS.

Esse seu post veio a calhar, foi uma verdadeira mão na roda! Muito obrigado por compartilhar, baixei tudo e tô instalando neste momento.

Valeu mesmo!!!

RicardoZ disse...

De nada, qualquer coisa é só comentar.

Carlos disse...

Além dos drivers que você forneceu, acho que vale a pena também citar o link pro "Asus Update", um software feito pela ASUS que atualiza a sua BIOS através do Windows - o que eu achei muito prático.

Este é o link para a última versão do ASUS Update:

http://www.softpedia.com/get/Tweak/System-Tweak/ASUS-Update-Utility.shtml

RicardoZ disse...

Toma cuidado com isso...

Já tive um amigo que perdeu uma P5K-SE atualizando Bios com esse programa...

Só atualize a bios se vc tiver algum problema ou a bios atual não suportar o processador, no mais é um risco desnecessário.

Olhador da vida disse...

Muito Obrigado RicardoZ pelas dicas para instalação.

Anônimo disse...

Porr@, agradeço fortemente quem passou o link para o Marvell para Win7, fez funcionar a e-sata do meu HD dock. Valeu mesmo!

RicardoZ disse...

Bom, atualizei o post, já que o driver da Marvell é fundamental para a entrada eSata funcionar.

GIGOLO disse...

Hey Brother ótimos posts aqui parabens!.
estou com um problem faz uma tempo com a rede on da P5K SE, fica conectando e desconectando até que depois de um tempo vai normal, ja viu ou ouvio algo parecido, ja instalei drves atuais e tudo mais, se tier uma luz fico muito grato, valeu man..t+.

RicardoZ disse...

Obrigado :)

É complicado "diagnosticar" sem ver o computador... Vc chegou a usar outro Windows ou uma Distribuição Linux? Chegou a testar com outro modem/roteador?

GIGOLO disse...

Hey Ricardo valeu por responder.
Cara o difícil é que eu me conecto por uma rede aqui, e o cara usa o THOMSON ST510, pior que cheguei a trocar por uma off Realtek RTL8139C+ Fast Ethernet NIC, só que não navega nem a pau, já clonei o mac coloquei o dessa on que esta com esse problema e nada, cara nem sei mais oque tentar, usava o XP Linux nunca usei não..mais uma vez valeuu brother pela atenção.

RicardoZ disse...

olha, já tive que clonar mac no Windows 7 e não ia nem a pau, no Windows XP e Linux funcionava bem, mas no 7 não ia... certeza que clonou certo? Vc conferiu se depois de setar mudou mesmo?

De qualquer jeito seria bom testar o PC em outra rede...

GIGOLO disse...

sim sim foi certinho, conferi mudou blz mesmo assim nada man.mas veja só que curioso, hoje eu peguei um notebook emprestado, foi só plugar e nem pensou, pelo menos a net roteador cabos etc. ta legal, ai restaurei uma imagem que eu tenho ainda do XP SP3, pluguei reparei e conectou depois de umas fuçadas, só que a off ainda continua sem vida. Reiniciei uma vez e parece que com a on resolveu aparentemente, não testei 100% ainda, agora estou achando que a mother ta suada cara, oque vc acha disso tudo?...Mais uma vez valeu pela atenção e desculpe pelo texto e pelo incomodo persistente t++.

GIGOLO disse...

Cara Batata, Windows 7 é o problema, estou rodando com XP ja umas 3 horas e ta rodando lindo sem problema algum, pior que não quero voltar pro xp não, o 7 trabalha bem melhor, vc ta rodando ele normal sem problemas com essa mother?peguei os drives que vc postou e td.

RicardoZ disse...

Estranho, não sei o que fazer, aqui o Windows 7 roda de boa, só tive problemas com o driver padrão...

GIGOLO disse...

Ok Brother, mesmo assim muito obrigado pela atenção. Valeu!

Anônimo disse...

Kra obrigado demais!!!!!
Estava quebrando meu PC até achar os seus posts.
Tava dando tela azul que nem chuchu em cerca.
Agora vamos ver se vai funfar, atualizaei tudo
obrigado

luciep disse...

eu formatei o windowns 7 mas o controlador de ethernet e dispositivo desconhecido fica com interrrogação e meu dispositivo wireless não funciona nem a pau minha placa e uma p5kse motherbord já tentei de tudo alguem me ajuda ai desde de já obrigado.

RicardoZ disse...

tentou instalar esses drivers que eu passei? qq acontece?

E o Wireless vc precisa passar o modelo de sua placa/pen...

luciep disse...

estalei todos ele mas não consigo fazer a placa funcionar nem a pau agora e só o controlador de ethernet a placa e uma asus p5k se mostherbord e o wirelles e uma kaomi 54 alguma coisa lá mas não consigo fazer ela funcionar nem a pau.

RicardoZ disse...

o drive do wireless vc pode conseguir aqui -> http://www.kaiomy.com/portuguese/products_01.aspx?series=20

preciso de mais informações... vc já usou o Windows 7 nela antes? Qual sistema usava antes? A rede não ta queimada?

luciep disse...

OBRIGADO PELO DRIVE, ESTAVA VERIFICANO O DRIVE ESPECIFICO PARA MINHA PLACA WIRELESS NÃO EXISTE PARA WINDOWS 7, SERA QUE PODE SER ISSO, ANTES ESTAVA O WINDOWS XP SP2 E FUNCIONAVA PERFEITAMENTE O WIRELESS, SE NÃO CONSEGUIR VOU VER SE FORMATO O XP NOVAMENTE NELE PARA VERIFICAR SE E ESSE O PROBLEMA, OU A PLACA ESTA QUEIMADA, EU CONSIGO VERIFACAR SE ESTA QUEIMADA COM O 7 MESMO, NUNCA DINHA COLOCADO O WINDOWS 7 NELE NÃO DESDE DE JÁ OBRIGADO.

luciep disse...

O UNICO QUE ESTA EM COM O PONTO DE ITEROGAÇÃO AMARELO NO SISTEMA E O CONTROLADOR DE ETHERNET.

RicardoZ disse...

"EU CONSIGO VERIFACAR SE ESTA QUEIMADA COM O 7 MESMO"

Então verifica e me fala.

"O UNICO QUE ESTA EM COM O PONTO DE ITEROGAÇÃO AMARELO NO SISTEMA E O CONTROLADOR DE ETHERNET."

É estranho o Windows 7 já vem com driver pra ela, deve estar queimada mesmo =/

No Windows XP vc só usava o wireless?

Marcão disse...

OLá galera, ola ricardo! PArabens pelo blog bro, me ajudou muito.
Luciep, eu tenho um modem wireless usb que eu instalei no meu win7 64 com os divers do win vista 64. Tenta aeh.

Promessas de Deus disse...

Ola parceiro

Tou com problema no ATK. baixei do site fui no gerenciador tentei atualizar o drive indicando o local do arquivo mas continua dando msg de problema e não instalando, aparecendo ainda arquivo desconhecido ..

pode me ajudar ? vlw

RicardoZ disse...

Faz algum tempo a Microsoft colocou no Windows Update, nas atualizações opcionais, pega por lá.

Jony disse...

Cara eu instalei tudo isso ai, mas o som nao sai instalei o drive mas continua mudo aparece q tudo esta funcionando perferno mas nao sai o som...pode me ajudar com isso?

RicardoZ disse...

Não está queimado? Está ligado no lugar certo?

Hugo disse...

Ricardo, sau informação de de grande ajuda e precisão. Resolvi perfeitamente meu problema de audio no Windows 7. Obrigado

DeLiK disse...

Boas,
Não consigo colocar o PC em modo de Hibernação. Também teve este problema? Existe alguma solução?

RicardoZ disse...

pq não, oq acontece?

GuilhermeCSP disse...

Ricardo olha so nao sei se ja foi comentado acima mais estou com problemas no son do meu PC estou usando essa p5kse e resolvi colocar o seven nela dai veio os problemas som, rede nada funciona so q fuçando muitooooo deu pra arrumar quase tudo menos o son pois ja baixei e instalei tudo tudo q era preciso. La no paineu de controle onde mostra os programas intalados tem o controlador de som intalado normal so q quando olho no dispositivos de son fala q nao há dispositivo instalado ou seja tem, mais nao tem saca! no inicio achei q meu sistema de son q e integrado estava queimado dai fui na bios e constava ele la entao resolvi descartar essa ipotesi apesar de nao saber se mesmo com probleas ou queimado a bio reconhece o son.
da um help ai irmão..
vlw em abrass!!!!!

RicardoZ disse...

No outro Windows o som funcionava normal? Mesmo se estiver queimado a Bios vai reconhecer...

Não sei se vc viu no gerenciador de dispositivos q mostraria o som de qualquer forma, ou no de som mesmo, nesse caso só apareceria se tivesse um cabo conectado, talvez ele esteja mal encaixado, ligado no lugar errado.

Acho q o som já era, mas não tenho como garantir isso...

GuilhermeCSP disse...

nao o som e on-board
e no outro windowns o som funcionava sim

RicardoZ disse...

Não entendi oq vc quis dizer na primeira linha.

Se o som onboard esta queimado, ele vai aparecer na bios do mesmo jeito. É estranho não funcionar, já que no outro Windows funcionava. O Windows é original?

green disse...

Olá estou desesperada atrás de um driver de controlador de ethernet para meu Semptoshiba,pois minha placa de rede queimou e o técnico pôs uma Kaiomy 8139d,pois eu mesma formato e tenho o driver gravada num DVD,mas agora to doida pra por o Windows 7 starter no meu pc e não encontro o driver para o Windows 7,eu cheguei a formatar o pc com o Windows 7,mas ele reconhece a placa mas fica com um triângulo e um ponte de ?ou ! sei la,e não conecta a rede nem local nem nada.Por favor meu ajudaaaaa.....Obrigada
Meu msn:carolzinha_pf84@hotmail.com

RicardoZ disse...

É complicado com marcas assim... recomendaria pegar um de marca boa tipo D-Link, tinha um e o próprio Windows reconhecia.

Achei esse driver (http://pcdrivers.com.br/km8139d-driver/download-3226.html), mas só testando pra ter certeza. No site da marca Kaiomy só tem driver até o XP, você poderia instalar esse para ver se funciona também.

Carol Gatto disse...

è msm viu ,ja vi todos esses drivers e nenhum é compativel,mas muito obrigada.Se achar algo por favor me envia ok...Boa noitee

Carol Gatto disse...

Olha eu tenho dúvidas se minha placa queimou mesmo viu,porque quando iga o pc ela pisca uma vez e apaga..Oque seria?

RicardoZ disse...

Olha é possível que tenha queimado sim, mas acho muito improvável isso ocorrer justamente quando você instalou outro Windows.

De qualquer maneira recomendo vc levar a um técnico. Qualquer coisa compra uma de outra marca, como disse tinha uma D-Link, acabei vendendo por 15 reais, por 20 vc deve achar uma nova...

Carol Gatto disse...

Foi por um raio que queimou minha placa,pois desde que comprei meu pc eu mesmo formato.Vou ver sim eu tenho uma aki...MAs nem sei a marca e modelo.Amanhã procuro e posto aki pra ver se presta ou não,ou se é compativel com o windows 7.To com o Windows Vista starter,muito bom adoro,mas muito pesado.meu pc era de 512 MB ,comprei um pente de memória de 1 giga e ta rodando legal.DDR2 533 MHZ.Boa noite e muito obrigada pela atenção.

Carol Gatto disse...

Olá caro amigo,oha a placa da qua te falei é essa,poderia me ajudar?Placa De Rede Pci Interna 10/100 Mb Realteck Fast Ethernet é para placa de rede?Pois eu i um artigo que é adaptador Wirelles,se for tem como conectar o cabo da Speedy?Me sava por favor.Eu ganhei de um amigo..Obrigada e boa noite

RicardoZ disse...

Tem que ver o modelo da placa realtek, existem muitos.

Carol Gatto disse...

Olha é só o que sei que meu amigo me passou Descrição:

Simplesmente a placa de rede mais utilizada no mundo

Fácil instalação,é só ligar e o Sistema faz a instalação

Chipset Realteck RTL8139D

Velocidade 10/100M, FAST ETHERNET

Requisitos do sistema:

Compatível com todos os computadores.

Sistemas Operacionais Suportados: 98 / ME / 2000 /XP / Vista / Windows 7 e Linux

Pacote Inclui:
Produto Novo
1 x Placa de Rede Realteck PCI, FAST ETHERNET 10/100M

RicardoZ disse...

Aqui tem o driver, mas acho que era pro Windows reconhecer sozinho.

http://www.realtek.com.tw/downloads/downloadsView.aspx?Langid=1&PNid=14&PFid=6&Level=5&Conn=4&DownTypeID=3&GetDown=false

Carol Gatto disse...

Olha Ricardo a minha duvida é o seguinte, se eu tirar a Kaiomy que esta no meu pc que não é compatíve com Win 7,essa Realteck RTL8139D vai rodar no meu pc normal?Será que é compative com o Win 7?Essa é a minha duvida...Boa tarde e muito obrigada

RicardoZ disse...

Segundo o site da Realtek ela é compatível com o Windows 7, é para funcionar.

A questão é, mesmo que oficialmente a Kaiomy não seja compatível com o Windows 7. Um bom técnico faria ele funcionar com alguma gambiarra.

Carol Gatto disse...

Ok muito obrigada....

Elvino disse...

ola ricardo, recentemente estou tentando baixar os driver para a minha p5k se pelos links aqui do site para o win7 32 porem não estao mais ativos la no site...so o primeiro funciona para o chip set, os outros não estão mais ativos...vc pode me ajudar??? obrigado pela iniciativa e sucesso no seu trabalho! fico no aguardo de uma luz sua!

RicardoZ disse...

Obrigado, realmente os links estavam offline. Coloquei alternativas até os links do Wikidrivers serem corrigidos.

Paulo pinho disse...

olá Ricardo
vi esta sua postagem sobre a placa ASUS 5PKSE que é idêntica a minha
resolvi migrar um hd para o windows 7 ultimate 64bits , no outro tenho windows xp sp2 funcionando perfeito.
já no windows 7 tô com um problemão nao funciona de jeito algum o mouse usb
já lí artigos e mais tentativas de soluções
ocorre que no gerenciador de dispositivos tenho um dispositivo dando unknow
desconhecido que nem desistalando ele acha da erro code 43
já mais abaixo tenho mostrando que achou mouse usb bright , pois uso o combo
teclado e mouse bright 0113 o teclado funciona normal
já o mouse nem mexe o ponteiro travado no centro da tela
tô a semanas atras de uma solução , nem sei que mêtodo usar fui no site da bright baixei os novos drivers e nada , já havia instalado os drivers do chipset da minha placa e pior antes inicialmente o mouse funcionava normal
creio eu que foi após algumas atualizações do windows 7 que ele parou..
peço a vc uma ajuda para ver que pode ser este misterio sinistro
ah.. detalhe o pen drive funciona ok mas qualquer mouse colocado na usb nao funciona instala o drive diz ok e nada !!!!
PS: POSTEI OUTRA VEZ ACHO QUE NAO FOI SE REPLICAR DELETA UMA OK

RicardoZ disse...

O comentário foi para Spam (erro do blogger).

Testou o mouse em outros PCs? Não deve ser problema do Windows, já que como vc disse ele funcionava anteriormente. Raramente o Windows Update atualiza driver, ainda mais os que poderiam influenciar nisso.

Teste o mouse em outro computador, se for o caso compre um mouse de outra marca.

Blog disse...

Olá Ricardo, eu formatei meu computador(Utilizava Win Vista) para o Win 7 Ultimate 64 bits. Porem ficou um drive pendente. Como vc tem mais conhecimento talvez vc me ajude. Ele está como desconhecido, mas quando clico 2x aparecei "Intel(R) ICH9 LPC Interface Controller - 2918". A minha placa mae é a P5K SE. Você saberia qual drive é este???

RicardoZ disse...

Provavelmente seja o do chipset da intel.

CESantinato disse...

O meu PC não quer entrar em "modo de espera", hibernar ou ativar o "descanso de tela" após eu formatar e instalar o Win7. Alguém sabe que zica é essa?

Ricardo disse...

Deve estar faltando algum driver, me manda uma foto do gerenciador de dispositivos. De qualquer maneira, fazer todos os updates do Windows, incluindo os opcionais, deve resolver (pois o Windows update atualmente tem os drivers dessa placa mãe).

Abraço,
Ricardo

anderson disse...

minha placa p5k se asus nao pega audio no windows xp e nem no 7. ajudem

Ricardo disse...

O Windows 7 já reconhece o driver de som, então não é Hardware?

anderson disse...

mais tipo, estalei varios drive de audio e nada de som.. nem no windows ,, ou sera que a minha placa de audio que esta queimada???

anderson disse...

e quando eu coloco o windows 7 na placa p5k se tbm nao tem saida de audio... poriço fui pro windows xp e tbm nada de Som...

Ricardo disse...

O Windows 7 reconhece sozinho, apesar de não recomendável, funciona sem instalar o driver de som.

No XP já ia ser mais chato, pois vc ia precisar instalar uma atualização para o "novo" tipo de codec.

Então sim, se está tudo ligado certo, sem nenhum mal contato, deve estar queimado.

Recomendo levar a um técnico da sua confiança.

anderson disse...

mais Tipo ja estalei o Windows 7, sem os drive nao saio som ai botei os drive e deu a mesma coisa sem som... mais tipo vo manda para um tecnico..

RuiKinG disse...

Caro Ricardo. To numa batle aki com minha p5kse/epu pra tenta faze funfa 2 pente de memoria kingston kvr800d2n6/2g . ddr2 800mhz. Atualizei a bios e nada. A placa simplesmente nao reconheçe. liga normal boota normal, mas como se os pente nao estivessem la. no qvl de 2008 da assus nao fala dessa memoria. no site da kingston diz q é compativel. Sera q configurando manualmente a ram na bios funfa? Se sim que configs devo usar? pensei em baixar uma bios mais nova so q de outra placa. Aki ta a 0501. tem 0601 e 0701 no site da asus mas a placa é outra. Da vontade de fazer ma sto com medin de foder a placa. Tem soluçao ou o jeito é fazer rolo nos pente de memoria?

Ricardo disse...

Seu problema me parece que pode ser um simples mal contato ou a memória está com defeito. Vc testou ela em outro computador?

Não é mais meu computador principal, mas tenho uma P5K-SE, sem ser a EPU, e ela reconhece duas kingstons em dual channel. Já aconteceu do PC não bootar por causa delas, mas era só mal contato.

Não atualize com bios de outra placa, não vai arrumar e o risco de não funcionar é muito grande.

Abraço

RuiKinG disse...

Entao.. como eu disse antes... Com os pentes espetados, o computador liga normalmente. boota, o windows sobe...Mas nao reconheçe as memoria, ta indo so com 2gb do pente anterior..era pa ser 6 gb...

RuiKinG disse...

Cara. Eu to muito perto de resolver... Baixei um programa aki que conseguiu ver as memoria. ele da uma lista de configs. Agora to tentando colocar na bios tais configs. Mas nao consegui colocar o tRC em 24...olha o link ai do cpu-z http://www.cpuid.com/softwares/cpu-z.html

Ricardo disse...

Eu não vejo motivo para isso. A não sei que vc quisesse diminuir as latências de memória, não é necessário alterar em nada essas configurações.

É complicado falar sem nem dar uma olhada no computador, mas não é necessário vc arrumar isso na mão sem a memória/placa mãe não estarem com problemas. Essa placa mãe é boa, vc está com a última bios e é uma memória Kingstom, deveria conectar e funcionar, até mesmo independente do Slot (cuja diferença seria só o dual channel).

Eu recomendo fortemente testar essa memória em outro computador.

RuiKinG disse...

Aí q tá. Se a memoria tivesse zuada, penso eu, o computador is fica apitando q nem um louco. Mas nao. Com apenas as memoria q nao funciona espetadas ele nem apita mas tb nao sobe a bios. Com a memoria e funciona + as q nao funcionaum espetadas, a bios sobe e o windows sobe, so q nao reconheçe a memoria. 3 programas q eu baixei aki conseguiraum exergar as memoria q nem a bois nem o windows enxergaum. Na minha opiniao, ou o problema ta na bios, q é antiga demais, ou é uma imcompatibilidade sinistra q eu nao sei explicar. O fato é q eu to quase desistindo. Vo volta na santa ifigenia com a placa mae, e lá ou rolar as memorias em alguma q funcione, ou rolar a placa mae e as memoria em alguma placa mae com esse soquete de processador só q com ddr3.
p.s.: perdi minha pen drive colocando o memory test nela. de 4gb agora ela so tem 50 mb...

Ricardo disse...

Vc testou essa memória em outro computador? (Isso é o básico pra descartar um problema na memória)

Não acredito que seja problema na Bios, nem problema de incompatibilidade. Pode ser algum mal contato ou a memória está com algum problema (apesar que sim, pode ser os problemas que vc citou). É importante lembrar que o computador, apesar dizer no manual, pode não bipar corretamente, que se não me engano pra erro na memória são 3 ou 4 bips.

Sobre o pendrive, é só usar o gerenciador de disco do Windows e redimensionar/remover e criar outra partição. Qualquer coisa da pra usar tbm o Gparted no Linux ou algum programa da Acronis.

Abraço.

Manta disse...

Bom dia, meu windows 7 nesta mobo está lisinho... só não dá áudio, de jeito nenhum...
estou meio perdido... o que faço? grato, Gustavo

Ricardo disse...

Vc chegou a formatar o computador?

Com os drivers do Windows é para funcionar o áudio, você só vai ter problemas com softwares específicos se não instalar o driver da Realtek.

alexandre disse...

essa placa já instalei o w7 e w10 ambos o som não sai , ate cheguei ah desistir e comprei uma pla de som usb , mas ja foi duas pro saco , elas sempre quebram no conector acho q pq eh muito peso , mas c alguem, conseguiu o driver pra w10 m passe por favor

Ricardo disse...

Seu problema não são drivers, é problema de hardware. Não é necessário instalar nenhum driver para o som funcionar (apenas para algumas coisas especificas é necessário). Se você danifica as placas USB, será que não fez o mesmo com as entradas?

Compre uma PCI/PCI-Ex, deve achar baratas no ML.

alexandre disse...

desculpa não ser mais claro , as placas USb q foram danificadas foram por nñ sustentar o próprio peso e assim quebra os conectores

Ricardo disse...

Eu também não fui muito claro, será que elas não foram danificadas pelo peso do(s) cabos conectados a elas? Poderia acontecer o mesmo com a onboard ao longo dos anos...

alexandre disse...

sim foi pelo peso dos cabos , mas ao meu ver as on ou offboard tem menos chance disso acontecer , pq as usb eh quase um pendriver e ainda temos cabos , esa placa peguei de segunda mão , ah pricipio coloquei o w7 mas ñ funcionou lan e nem som , coloquei o w10 pra ver c resolvia mas msm assim ñ deu , comprei uma lan off e usei as usb , depois q quebrou ah segunda desanimei , ai quis uma off tbm comprei e taus mas chegou aki a offboard não tem driver pra w10 putz grilo rsrs só m fudi