22 de janeiro de 2010

USB 3.0

O padrão USB 3.0 foi finalizado não há muito tempo, com isso começaram a surgir várias placas mãe com 2 portas USB disponíveis através de um chip Nec interligado a uma linha PCI-e 2.0 1x. Infelizmente a Intel decidiu não dar suporte nos seus novos chipsets, então só através de uma gambiarra para usar USB 3.0. É comum placas mãe top de linha virem com muitas entradas USB 2.0 e duas 3.0 propiciadas pelo chip da Nec na parte traseira, sendo geralmente azuis.

A Gigabyte, a ECS e outras empresas lançaram placas PCI-E 1x que dispõem de 2 entradas USB 3.0, possibilitando qualquer placa mãe que tenha um slot PCI-E livre possa usufruir da nova tecnologia.

A solução da Gigabyte usa o chip da Nec e usa alimentação extra através de um plugin molex, tem a tecnologia "Ultra Durable 3" que dobra a quantidade de cobre, assim, teoricamente, a placa é mais resistente. A placa da ECS não usa alimentação extra.

Não acho que a tecnologia USB 3.0 vá se popularizar muito rápido, devido à resistência da Intel em colocá-la em seus chipset, mas se isso acontecer, adaptadores como este serão muito populares, assim como os USB 2.0 PCI foram no passado.

Nenhum comentário: