22 de dezembro de 2009

Tutorial: Pixelview Play TV Pro Ultra no Ubuntu

Sem dúvidas uma das coisas mais difíceis do Linux é configurar e capturar vídeo com uma placa de captura, já que distribuições atuais, em sua grande maioria, não configuram automaticamente as placas como fazem com os demais dispositivos, além do fato de existir poucos softwares para esses propósitos.

O primeiro passo para fazer a placa funcionar e remover os módulos do Kernel que foram carregados sem os devidos parâmetros:

# rmmod -v cx8800
# rmmod -v cx88xx
# rmmod -v tuner

Lembre-se, os comandos devem ser usados como Root ou sudo (a cerquinha indica isso), o parâmetro -v é para mostrar se o comando funcionou.

Depois pode-se carregar os módulos novamente com os parâmetros corretos:

# modprobe -v cx88xx card=27 i2c_scan=1 radio=69 ir_debug=1
# modprobe -v cx8800
# modprobe -v tuner

Fazendo isso a placa irá funcionar, porem se você reiniciar o computador ele voltará a carregar os módulos sem os parâmetros, para fazer com que a placa carregue os módulos corretamente você deve editar o arquivo /etc/modprobe.d/options (pode ser com o vi, nano, gedit, você escolhe) adicionando o seguinte "options cx88xx card=27 i2c_scan=1 radio=69 ir_debug=1", depois crie o arquivo /etc/init.d/placa-captura adicione o seguinte nele "modprobe -v tuner" e salve, de permissão de execução para ele com o comando "chmod +x /etc/init.d/placa-captura".

Assim a placa de deve estar configurada, e iniciando carregando os módulos certos. Um problema que aconteceu comigo é que ele já toca uma estação de rádio na iniciação e fica tocando, para parar de tocar eu abro e fecho o TVtime, mas como eu não gostei disso não carrego os módulos na iniciação.

Criei um arquivo Shell Script com o seguinte conteúdo:

"#!/bin/bash

rmmod -v cx8800
rmmod -v cx88xx
rmmod -v tuner

modprobe -v cx88xx card=27 i2c_scan=1 radio=69 ir_debug=1
modprobe -v cx8800
modprobe -v tuner"

Ele precisa de permissão de execução que pode ser dada com o comando "chmod +x endereço e nome do arquivo".

O executo como Root para ativar a placa, o que facilita caso alguém que não quer assistir TV use o computador. A escolha é sua, prefiro perder um tempo para ativar a placa do que sempre ter que abrir o TVtime.

Os programas

TV

Para assisti TV o melhor é o TVtime, ele suporta o padrão de cor brasileiro (Pal-M), a numeração dos canais do Brasil, etc. Para realizar a instalação é só ir em Aplicativos depois em Adicionar/Remover... e procurar o TVtime e instalar ou simplesmente usando o comando "sudo apt-get install tvtime".

Esse blog recomendou os seguinte ajustes para as cores, que realmente ficaram bons:

Brilho/brightness: 55
Contraste/contrast: 20
Saturação/hue: 70
Cor/colour: 50

Rádio

Para ouvir rádio recomendo o Gnomeradio, você pode instalar da mesma maneira do TVtime ou usando o comando "sudo apt-get install gnomeradio". Se acontecer algum problema e ele não reconhecer o rádio, vá em opções depois em "Radio Device" e coloque "/dev/radio0".

Na primeira iniciação ele fará um scan procurando rádios, se por algum problema você precisar procurar as rádios novamente vá no terminal e digite "gnomeradio --scan".

Nenhum comentário: