12 de junho de 2009

Visita ao ITA


Chegado o terceiro ano do ensino médio, chega também o temor do Vestibular. Nada melhor do que conhecer as faculdades para se ter idéia de qual prestar. O ITA é sem dúvida uma das (se não a melhor) faculdade do Brasil, tem um vestibular muito difícil e extremamente concorrido.

Com a minha escola (alguns chamam de colégio xD), fizemos uma visita ao CTA (Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial), que é o local onde fica o ITA. É praticamente uma cidade lá, tem o IAE (Instituto de Aeronáutica e Espaço), IEAv (Instituto de Estudos Avançados), IFI (Instituto de Fomento e Coordenação Industrial), a EMBRAER (Empresa Brasileira de Aeronáutica), entre outros.

Na chegada passamos por um auditório (local onde eu achava que fosse o ITA mesmo pela foto da Wikipédia, mas me parece que lá são as partes administrativas). Assistimos a uma ótima palestra com o coordenador do vestibular, o professor Luis Carlos Rossato, falando sobre os cursos, a dificuldade do vestibular, a história do ITA. Uma interessante questão levantada por ele é o fato do Brasil ter uma das maiores fabricas de aviões do mundo, mas nenhuma fabricante nacional de carros, estranho não?


Depois visitamos um museu onde vimos o primeiro carro a álcool, um Dodge Polara, cujo motor foi idealizado por Urbano Ernesto Stumpf o "pai do motor a álcool". Havia também um bandeirante, um dos aviões de maior sucesso da EMBRAER, uma réplica do satélite Sputnik, o primeiro satélite artificial colocado no espaço, um protótipo da urna eletrônica, diversos mísseis e armamentos e outras coisas de que não me recordo.

Por ultimo visitamos dois túneis de vento, um em miniatura, em que a velocidade do vento atinge quase 30 mil km/h (sim, trinta mil), e outro grande que atinge quase 300 km/h.

Sem dúvidas o ITA é uma faculdade muito boa, que conta com professores extremamente capacitados e acima de tudo comprometidos com a instituição. Gostaria de agradecer ao professor Luis Carlos Rossato por nos proporcionar a visita.

Saindo um pouco do assunto, uma coisa que poucos sabem é que o melhor colégio do estado de São Paulo, segundo o ENEM, é público, sim público, apesar de não ser do Governo, ele é mantido como um projeto social da EMBRAER, e qualquer pessoa que atenda a alguns requisitos pode estudar lá, e nenhum desses requisitos é ter dinheiro. :)

2 comentários:

Deiwis disse...

pow cara bacana, parabens pela visita... eu ainda irei entrar la hehe

Paulo disse...

Um dos meus maiores sonhos é fazer engenharia mecanica la

como foi a visita? o lugar é bonito?