11 de abril de 2009

Windows 2000 - Windows eu uso, Tu usas, Nós usamos IV

O Windows 2000 é conhecido como uns dos melhores Windows já desenvolvidos pela Microsoft, o porquê disso? Ele é baseado na tecnologia NT, que é totalmente diferente da arquitetura anterior, seu predecessor o NT 4.0 (pretendo falar dele num proximo antigo) tinha diversas limitações, com essas limitações sanadas o Windows 2000 se tornou muito sólido e eficaz em praticamente qualquer tarefa.

Como o Windows ME que era para usuários domésticos era extremamente instável, os usuários acabavam ficando no 98 ou indo para o 2000.


Teve várias versões:
  • A professional - usada por empresas, desenvolvedores (e por mim, que uso ele devido a incompatibilidades entre o Windows Vista e os programas de desenvolvimento usados no meu curso técnico);
  • A Server e Advanced Server - que como o próprio nome diz era usada em servidores, tinha uma interface igual ao Professional, mas com recursos para servidores como o Active Directory.

As configurações mínimas de cada versão:

  • Windows 2000 Professional, um processador Pentium 133 MHz, 32 MB de RAM e 700 MB de HD;
  • Windows 2000 Server, Pentium 133 MHz, 256 de RAM e 2 GB de HD;
  • Windows 2000 Advanced Server, Pentium 133 MHz, 256 de RAM e 2 GB de HD.

Ele introduziu o NTFS 5, que trazia um sistema de cotas, encriptação em nível de sistema de arquivos (esse treco já me deu tanta dor de cabeça ¬¬) e pontos de restauração.

Programas presentes no Windows ME, como restauração de sistema, Windows Movie Maker, Windows Media Player 7 (que pode ser instalado separadamente) não estavam presentes, devido a ele ser uma versão empresarial e não uma domestica.

Como ele esta na fase de suporte estendido (que vai durar até 13 de Julho de 2010), recebe apenas atualizações de segurança, programas novos como Internet Explorer 7 (o 8 então, nem pensar), Windows Media Player 10, Windows Live Messager 9 não são suportados, apesar disso ele é usável, pois é seguro, conta com .Net 2.0 (a versão atual é a 3.5, que começa a ser muito usada) e suporte a alguns softwares atuais, como Firefox, Opera e o Office 2003.

Um comercial do Windows 2000 com a frase "Every body is looking for the door to the new economy, but actually, it's a window", algo como Todos estão procurando a porta da nova economia, mas na verdade, é uma janela.

2 comentários:

RobsonB disse...

Eu usava WinME e era estável, perfeito... tanto que quero colocar ele no VirtualBox para rodar jogos baseados em DOS.....

Alexandre disse...

Eu uso ainda o windows 2000 tipo montei um pc pra usar em casa, jogar joguinhos emuladores e alguns jogos de tiro de 2005 pra tras tipo RTCW, e ta funcionando blz.
A configuração e a seguinte!
MOBO ASUS A7S266-VM U2
PROCESSOR: ATHLON XP 2400+ (2000MHZ)
HD: SAMSUMG 40GB
NAVEGADOR: FIREFOX 4.0 E EXPLORER6
GRAVADOR DE DVD: LG
Valeu pessoal!