14 de fevereiro de 2009

Windows ME - Windows eu uso, Tu usas, Nós usamos III

Chegou a vez do Windows ME (Millennium Edition), que é conhecido como o pior Windows já feito, na verdade não é muito bem assim, se ele for atualizado se torna um sistema bem estável, o ruim é ter que ficar atualizando. O ME foi um quebra galho entre o 98 e o XP, ficando no mercado um pouco mais de um ano.


Foi lançado em 14 de Dezembro de 2000. Os requisitos mínimos eram bem altos para um sistema ainda baseado em DOS, um Pentium 150 MHz, 32 MB de RAM e 320MB de HD. Ele vinha com várias novidades, como:

  • Windows Movie Maker, um editor de vídeos bem simples, nada mais do que isso;
  • Windows Media Player 7 - a nova versão, totalmente diferente da 6.4, conta com biblioteca de midia e uma infinidade de recursos.;
  • Restauração do sistema - que restaurava o Windows para um estado anterior, foi alvo de vírus que se alojavam nos arquivos de backup, quando se fazia a restauração o sistema era infectado;
  • Proteção do sistema - que protege o sistema contra alterações, se um arquivo for alterado o próprio Windows restaura o original;
  • Drivers Genéricos para USB mass storage drivers - que é usado até hoje, em pendrive, câmeras digitais, HD externos...
Em suporte a programas ele é praticamente igual o 98, tem alguns problemas em aplicativos DOS (por ter sido retirado o suporte ao modo real...), mas no resto é igual o 98, pode-se instalar o Internet Explorer 6 SP1, o .Net 2.0, Windows Media Player 9, o Office XP (2002). Softwares como Firefox 3, Photoshop CS, Windows Media Player 11, Google Chrome, Paint.Net não rodam no Windows ME.

O suporte a ele foi retirado em 11 de julho de 2006, mesmo dia que o do 98, não deixando saudade. Uma coisa engraçada, que realmente mostra que o Windows ME não teve sucesso é o fato do Windows 2000 ter sido lançado meses antes e ter suporte por 4 anos a mais que o ME.

Abaixo um comercial do Windows ME, devia estar na parte de humor do Youtube...

5 comentários:

Rebêlo disse...

Oi, Ricardo. Bacana o seu blog. Cheguei aqui porque o Wordpress avisou que havia um link para meu site, vim conferir. Interessante suas revisões dos Windows antigos. Deixo uma dica. Tempos atrás, fiz uma ampla revisão de todas as versões do Windows (do 1.0 ao Vista), por causa da saída de Bill Gates da Microsoft. Se você quiser ler/linkar, fique à vontade:

http://www.rebelo.org/archives/2008/aposentadoria-de-bill-gates-o-legado-do-windows-todas-as-versoes/

Abraço,
Rebêlo.

RobsonB disse...

Sou a única pessoa que usava e gostava do WinME, isso por que ele nunca me deixava na mão... rodava melhor que o 98SE comigo, por que eu atualizava o 98SE para o ME, mantendo parte da biblioteca de drivers, que tornava ele absurdamente estável.

Havia uma vantagem no ME sobre o 98SE, parte dos vírus que rodavam no 98 não funcionava no ME (o que era até engraçado)... Usei ele até 2005, quando troquei de PC e peguei o XP Professional que me acompanhou até o meio do ano passado...

RicardoZ disse...

Rebêlo parabéns pelo seu blog (www.rebelo.org), muito bem escrito!

Já tinha lido esse artigo que você me mostrou. Mais detalhista que o meu, o foco dos meus é serem simples (eu tento), de rápida leitura e também mostrar se o sistema ainda pode ser utilizado, os seus são bem mais detalhistas, irei linkar nos meus sim.

Obrigado
Ricardo

RicardoZ disse...

Robson, meu irmão tem um PC Compaq de 2000, veio com o Windows ME, o sistema se integra muito bem ao computador, rápido, estável, inicio e desligamentos nunca vistos (coloca pra desligar, parece uma TV...), nunca tive problemas sérios com o ME...

Eu não gosto da arquitetura 9x, muito ruim, o gerenciamento de memoria é péssimo, se deixar ligado igual eu faço com o Vista (e fiz durante anos com o XP) o sistema vai ficando lento, ridículo isso...

Rodrigo disse...

Não tenho queixas desse windows, na verdade para mim rodou até melhor que o 98. Assim que consegui instalar ele na epoca, o mesmo me acompanhou até a troca pelo xp, e esse ano o win7.
Agora vou reinstalar numa maquina virtual.