3 de fevereiro de 2009

Windows 98 - Windows eu uso, Tu usas, Nós usamos II

Nesse segundo artigo iremos falar do Windows 98, um dos mais usados, como o ME foi considerado um fracasso, muitas pessoas optaram por ficar no 98, (lembro até hoje do técnico de informática falando "Usem o 98, o ME é um lixo"). O Windows 95 é a versão 4.0, o 98 o 4.1, o que mostra que na parte do Kernel são bem parecidos.

Foi lançado em 25 de junho de 1998. As configurações mínimas eram um pouco maiores que o Windows 95, um 486 DX-2 66MHz, com 16MB de RAM.

O Windows 98 conta com algumas novidades:

  • Melhor suporte a USB e AGP;
  • Suporte a Drives de DVD-ROM;
  • Suporte a ACPI, um mecanismo de gerenciamento de energia;
  • Suporte a múltiplos monitores;
  • Suporte ao sistema de arquivos FAT32;
  • Novo padrão de drivers, o Windows Driver Model (WDM), mas como o Windows ainda era compatível com o VXD ele foi mais utilizado;
  • DirectX 5.
Muitas dessas mudanças já estavam presentes na ultima versão do Windows 95, como o suporte ao FAT32, o DirectX e o Internet Explorer que podem ser instalados separadamente. O Windows 98 contava com um utilitário para transformar partições FAT16 em FAT32, coisa que o 95 não tinha.

Alguns meses antes do lançamento, Bill Gates em pessoa foi apresentar o suporte ao Plug and Play até que acontece uma tela azul, o vídeo se espalhou pela Web e está disponível no Youtube:



Aproximadamente um ano após o lançamento do Windows 98, em 5 de maio de 1999 foi lançado o Windows 98 SE, segunda edição, que contava com algumas melhoras, como o Internet Explorer 5, Direct X 6.1, correção para o bug do milênio, leia mais aqui.

O ciclo de vida iria até 16 de janeiro de 2004, mas como seu uso ao final de 2003 era muito grande a Microsoft decidiu manter até 11 de julho de 2006, sendo encerrado juntamente com o Windows ME.

Assim como o Windows 95 é muito difícil usar o Windows 98 hoje em dia, pois é desatualizado, têm muitas falhas de segurança, é muito instável, programas atuais não funcionam mais. Apesar disso é totalmente possível usar para coisas básicas, como navegar na internet e acessar e-mail. Como o IE está muito desatualizado é recomendado usar outro browser, a versão 3.0 do Firefox não é mais compatível, mas a versão 2.0 é e roda muito bem, as últimas versões do Opera rodam perfeitamente.

Ele é compatível com o Microsoft .Net 2.0, mesmo a ultima versão sendo a 3.5 sem dúvidas a versão 2.0 ainda é muito usada, o problema em si, é que mesmo programas que usam o .Net 2.0 não funcionam como o Paint.net. Testei vários programas como o VLC, Picasa, BrOffice, Gimp, e nenhum desses funcionou, provando que ele é apenas funcional para coisas básicas.

Uma coisa engraçada que aconteceu é que o Windows 98 é compatível com o Direct X 9.0c dezembro de 2006, mas para instalá-lo eu preciso baixar o instalador Web no site da Microsoft, porém é necessário validar o Windows e as ferramentas de validação não são compatíveis com ele. Usei meu Vista original baixei o arquivo, passei para a máquina virtual e funcionou perfeitamente.

A Microsoft para variar fez uma grande campanha de marketing, veja o vídeo no Youtube:


Edit: Em outras pequisas achei este ótimo post de Paulo Rebêlo, que tem mais de 10 anos de idade e fala das novidades do Windows 98, é interessante para notar como ele foi tratado na época de seu lançamente, leia no blog dele ou aqui...

"Revisão dos principais novos recursos do Windows 98
Desfragmentador de Disco e novo Wizard: o novo desfragmentador de disco possui um novo recurso onde cria um arquivo de log e separa os programas mais utilizados por categoria. Esses programas são alocados em partes seqüenciais do disco rígido para que possuam um acesso mais rápido. Este processo também pode ser configurado pelo usuário ou não utilizado.


Windows 98 HelpDesk
O helpdesk do Windows o conecta com o site da Microsoft através da Internet, onde é possível obter suporte técnico, help on-line, novos updates para recursos do sistema, novos wizards, biblioteca de termos e uma página para reportar os bugs achados no novo sistema operacional.

Windows System Update
O novo System Update o mantém informado se você está usando os drivers mais atuais e o sistema de arquivo mais novo. Todos seus aplicativos e sistema são checados e comparado com uma biblioteca para determinar quando há novos drivers ou novos updates disponíveis. Após a checagem, a opção de download e instalação automática dos novos drivers serão disponibilizadas

System File Checker
Este utilitário checa todos seus arquivos de sistema para determinar se houve alguma modificação ou danificação nestes arquivos. É possível restaurar os originais ou manter os atuais. Este utilitário é útil para checar possíveis conflitos nos aplicativos

Windows Tune-Up Wizard
Executa aplicativos em horário determinado pelo usuário.

Microsoft System Information Utility
Este utilitário se compara com o conhecido “MsInfo”, onde visualiza todos os recursos, versões, dll executadas, módulos 16-bit e muito mais na tela.

Novo Dr. Watson
Dr. Watson é um programa que se mantém na barra de tarefas (taskbar) e inspeciona seu sistema para diagnosticar conflitos e erros de proteção durante a execução de algum aplicativo ou chamada inválida de DLL.

Novo Backup
Agora periféricos SCSI e fitas DAT são suportados.

Scandisk automático
Quando o computador não é desligado através do Menu Iniciar e ‘Desligar’, o scandisk é acionado no próximo boot (ao ligar) do computador, para evitar possíveis erros e danificações nos arquivos.

Novas ferramentas de acessibilidade
Muitas inovações foram adicionadas. A principal é a de personalização das opções de acessibilidade.

Desligar mais rápido
Agora ficou muito mais rápido o modo ‘Desligar o Computador’.

FAT32 e conversor
Com o novo sistema de arquivos, a organização interna é feita muito mais rápida. Um conversor de FAT16 para FAT32 já vem incluído para posterior conversão.

Servidor de Acesso Remoto
Agora seu computador pode se transformar em um servidor Dial-Up, através dos protocolos IPX/SPX ou NetBEUI. Acesso remoto entre duas máqunas usando o Dial-Up ficou muito mais fácil.

Novas atualizações
Agora com a versão beta 2 do Memphis, já é visto “Windows 98″ ao invés do antigo codinome. A versão integrada do IE 4.0 já é a mais atual (beta 2), onde corrige os “bugs” da versão anterior, integrada na beta 1. O sistema ficou mais rápido do que a anterior, mas continua mais pesado do que o Windows 95, o que talvez resulte em uma aceitação não muito satisfatória para os usuários que estão acostumados a abrir diversas janelas de seu browser para navegar na Internet. Alguns “add-ons” de interface também foram adicionados, gerando cada vez mais, um sistema mais simpático de se usar."

2 comentários:

Deiwis disse...

Concordo com o titulo cara, "Windows eu uso, Tu usas, Nós usamos" Acho que todos ja usamos Windows, não importa a versão, mas quem tem pc já deve ter mexido pelomenos uma vez na vida.

Anônimo disse...

USO O WINDOWS 98 ,E GOSTO MUITO.LEvE
funciona com todos os programas ,

é uma sacanagem que eles fazem, dizendo que o windows 98 não funciona?

funciona com tudo , e ainda roda jogos de msdos que o windows xp nem pensa em funcionar.,mito menos o vista.

LOGO minha nota para o windows 98 é nota 9
windows xp nota 7
windows vista nota 6

levando em conta
.praticidade
.desempenho
.facilidade
.universalidade