29 de janeiro de 2009

Windows 95 - Windows eu uso, Tu usas, Nós usamos I

Quem na vida nunca usou um computador? Se já usou com certeza já usou o sistema Windows, o Microsoft Office, o Internet Explorer. Então resolvi escrever uma série de artigos falando dos Windows, nesse primeiro o Windows 95.

Ele foi lançado em 24 de agosto de 1995, foi o primeiro Windows de verdade, pois a versão anterior era o 3.x, que na verdade era uma interface sobre o DOS, o Windows 95 era a versão 4.0 do sistema operacional.

Os requisitos mínimos eram bem baixos, um 386 qualquer, 4MB de RAM e 50MB de HD, sendo recomendados um 486 e 8MB de RAM para um uso melhor.

O sistema têm 3 núcleos básicos, o Kernel que é realmente o núcleo do sistema, o GDI que é responsável pelo que aparece em tela e User que controla a interação entre o usuário e o computador, esses 3 núcleos básicos estão em versões 16 bits (para compatibilidade) e 32 bits.

O Windows 95 era muito mais estável que o Windows 3.11, devido a multitarefa preemptiva, onde o Windows gerenciava a multitarefa, mas para manter a compatibilidade com Windows anteriores a Microsoft fez um modo que quando qualquer aplicativo compilado para versões anteriores era aberto, todo o sistema passava a rodar em multitarefa cooperativa, tornando-se altamente instável.

Teve várias versões a primeira foi a 4.00.950, que não vinha com o Internet Explorer, nem suportava USB, UDMA, o sistemas de arquivos FAT32, já a última versão lançada dois anos depois (a OEM Service Release 2.5, 4.00.950C, que era exclusiva para vendedores tipo Dell, Compaq, HP...), vinha com tudo isso.

Usava o sistema de arquivo FAT16, que tem um limite máximo de 2GB por partição, sendo um tremendo empecilho para muitas pessoas, alem do desperdício de espaço por usar blocos de 32kb quando em tamanho máximo (existe um modo de usar cluters de 64k que permite partições de 4GB, mas não é bem suportado). Nas versões finais do 95 foi introduzido o FAT32, que suporta partições bem maiores podendo ser de até 32 GBs (o limite do FAT32 é de 2 TB).

A Microsoft fez uma ótima campanha de marketing, com músicas até dos Rolling Stones (o que custou uma fortuna...), veja um comercial abaixo:



Atualmente é quase impossível usar o Windows 95, programas incompatíveis, o último DirectX é o DirectX 8.0a que é muito antigo, o sistema parou de receber atualizações criticas desde 31 de dezembro de 2001, o que significa que qualquer nerd consegue fazer um malware que infecte ele. Tentei instalar o Internet Explorer 5.5 e simplesmente não consegui, só achei o instalador Web, executei e os links do site da Microsoft estavam off... Sem ele é impossível usar o Windows Update e corrigir alguns bugs...

2 comentários:

Anônimo disse...

vlw kra, ajudo num trabalho!

Anônimo disse...

Bem interresante isso