24 de dezembro de 2008

Compactação de arquivos

Com o uso da internet, cada vez arquivos maiores estão trafegando pela rede, muito destes arquivos poderiam ter seu tamanho muito reduzido caso fossem compactados. Existem diversos programas que fazem esse serviço, como o Winzip (que um dia a muito tempo foi o mais usado, eu acho um lixo...), o Winrar , o 7-Zip, o WinACE, o PeaZip entre muitos outros.

Esse programas trabalham basicamente com 3 formatos de compactação, que são:

O ZIP, a partir do Windows XP, o próprio sistema pode compactar arquivos nesse formato, ele tem a vantagem de ser bem leve, mas a compactação não é muito eficiente;
O RAR, é código fechado, mas na minha opinião é o melhor formato, ele tem um tempo de compactação razoável e uma compactação muito boa;
O 7-Zip, programa totalmente Open Source, destes, é o que tem a melhor compactação, porém o tempo para isso é um pouco maior que o do RAR.

Além destes existe programas que prometem compactações milagrosas, como o WinUHA e o KGB Archiver, mas será que essas compactações funcionar na prática?

A resposta nos meus testes é não. Compactei o SDK do Android com os seguintes formatos e o resultado está ai:

Zip - 89,2 MB - 1 Minuto e meio
RAR - 69,4 MB - 2 Minutos
7-Zip - 61,5 MB -3 Minutos
KGB - 62 MB - Uma hora e 40 minutos
UHA - 62,7 MB - 4 Minutos e meio

A compactação foi feita usando as opções máximas de cada formato, os arquivos antes de compactados tinham 248 MB, um total de 5202 arquivos. O arquivo Zip foi criada usando o WinRAR.

Não fiz mais testes, e nem com arquivos maiores, pois não disponho do dia inteiro para criar um arquivo KGB xD.

Winrar - 7-Zip - KGB Archiver - WinUHA

Leia um pouco mais em: Maximum Compression

Nenhum comentário: