14 de outubro de 2008

OpenSolaris - Sistemas Operacionais II

O Solaris é um sistema operacional baseado em Unix, sua primeira versão foi lançada em 1991, era uma versão do System V, que foi licenciada da Novell para substituir o SunOS. No ano de 2004 a Sun abriu parte do código fonte do Solaris, com isso foi criado o OpenSolaris, que atualmente conta com o apoio de Ian Murdock, o fundador do Debian.

A versão atual do OpenSolaris é a 2008.05, que é a versão que escreverei o artigo. Tenho que dizer que achei o sistema bem pesado, usando 512MB de RAM na máquina virtual, ele gasta mais de 480MB, tirando o fato que em meu computador antigo ele não rodava, dava um erro de ATAPI, e de maneira nenhuma ia.

O particionador da instação é um lixo! Você só pode criar uma partição Solaris (ZFS) ou deixar que ele apague o disco inteiro (pode ter sido algum bug, mas acho que não). A instalação é um pouco demorada, usando o CD ele fica lendo muito, parece que os arquivos estão uns no começo outros no final do disco, é impraticável, tive que criar um imagem do CD e mesmo assim a instalação foi bem demorada.

Ele usa a interface Gnome, vem com os programas básicos como o Firefox, Thunderbird, Pidgin, GIMP, Totem como player de midia, mas não vem com o OpenOffice. O problema é que se você entrar nos repositórios, você não encontrará quase nada. Além disso não consegui atualizar o Firefox para a versão mais atual.

Um recurso legal é o Device Drive utility, que mostra um a um os dispositivos do sistema, listando se possui ou não o driver, possibilitando mandar um relatório para eles dos dispositivos sem drivers.

Então em minha opinião o OpenSolares tem que melhorar muito para ser uma alternativa em desktop (desktop!!!) para Linux, pois é mais pesado, tem menos programas, menos drivers. Para se ter uma idéia o driver de som AC97 da máquina virtual não foi encontrado e quase todos os pcs atuais usam placas AC97 ou mais novas.

O ZFS

O OpenSolaris usa o sistema de arquivos ZFS, que é um dos maiores diferenciais do Solaris, esse sistema de arquivo usa endereçamento de 128bits, o que significa? Significa que o sistema de arquivos pode armazenar 1.84 × 1019 mais que um sistema de arquivos 64bits (na teoria!!!), como o NTFS, EXT3...
Ele conta com diversos recursos como tamanho de bloco variável, que é uma mão na roda, já que pode deixar o Sistema mais rápido usando grande blocos, ou mais lento e poupando espaço em disco usando pequenos. Mas o foco do artigo é o OpenSolaris não o ZFS, dê uma lida sobre o ZFS aqui.

Finalizando

Por enquanto recomendo apenas uma olhada no OpenSolaris, pois ainda existem poucos usuários, poucos programas, pouco suporte... Enfim o OpenSolaris tem muita cada de um sistema para servidores, na abertura do SO aparece login, você acha que tem que digitar o login, mas esperando um pouco o sistema inicia.

3 comentários:

RobsonB disse...

Spammers......

Mas gostei do post.

Anônimo disse...

olha poderia me dar uma mao!estou tentando instalar o programa!vai tudo normal mais ai chega num ponto que pede login e password!dai nao vai mais!o que eu faço ali!desde já valeu!

RicardoZ disse...

olha kra, tem uma parte que aparece na tela isso, vc apenas tem que esperar. Você poderia passar as configurações do seu PC se não for isso?