23 de agosto de 2008

SOmBRA - Sistema Operacional mais Brasileiro

Um grupo Brasileiro esta tentando desenvolver um sistema operacional, o SOmBRA. Ele é feito em assembly e C, a sua interface parece a do DOS, mas seus comandos são em português.

Acho uma boa iniciativa para estudo, não mais que isso, pois é muito básico e acho difícil deixar de ser. Estava dando uma olhada no site do Google Code parece que se pode desenvolver programas para ele, mas tem que ser em Assembly.

Para testarem recomendo uma máquina virtual, o Virtual Box funcionou muito bem comigo, mas o desenvolvedor usa o Boch, que parece mais simples e leve.

Página do projeto SOmBRA no Google Code
Download do Live CD

5 comentários:

Mounter disse...

Olá!

Agradeço muito por ter falado sobre o projeto.

Inicialmente ele é um projeto para estudo, mas agora ele deu um passo muito maior e estou vendo que usou uma versão mais desatualizada, tente ver a versão 0.3.7a! ;)

Agora os programas podem receber parâmetros e existem novas chamadas de sistema. E não, os programas não precisam ser somente feitos em assembly (há um exemplo na Wiki do site somente), existe uma LibC e todos os utilitários do projeto são em C.

A única coisa que ainda não fiz, por não ter muito tempo, é facilitar mais as coisas e pretendo-o fazer em breve.

Abraços

gnomo disse...

As novidades do SOmBRA estão em http://projeto-sombra.org

Arthur de Castro Silva disse...

Interessante a idéia de um Brasileiro fazer algo desse nível. Mas existem 2 principais objetivos que devem serem cumpridos: não pegar vírus e rodar programas de outros sistemas operacionais (principalmente o Win...).

Mauro J. Schütz disse...

Ai está, de outros sistemas operacionais estou para ver ainda, principalmente o MS-DOS, que é o mais fácil de ser portado!

Rodrigo Ddr disse...

Puxa show de bola, parabéns pela iniciativa torcendo pra que termine logo puxa bem que vocês podiam divulgar o progresso nas redes sociais tipo Facebook.