17 de julho de 2008

A Sega não gosta de ganhar dinheiro?

Na boa é isso que eu penso! Vamos falar das burradas da Sega...

A primeira coisas que podemos lembrar é a descontinuidade do Dreamcast, que para mim foi certo e errado ao mesmo tempo, como fã foi errado, mas financeiramente foi certo. Sony e Microsoft entrando no mercado de Hardware, empresas com muito dinheiro para investir, Hardware mais potentes que o Dreamcast, a Sega achando que gráficos eram tudo e não querendo perder dinheiro, resolve desistir. A Nintendo estava na mesma atualmente com o Wii, não tinha dinheiro para montar um Hardware para competir com o Xbox 360, resolve inovar, resultado? É o console mais vendido da atual geração (eu não botava fé!), medo, falta de dinheiro podem ter sido motivações para a Sega largar o Dreamcast, que na boa, tinha bons jogos, consumidores fiéis, rede online, entre outras coisas, acessórios inovadores, poderia durar mais uns bons anos, ou não...

O resto das burras tem a ver com jogos...

Shenmue, a Sega gastou milhões de dólares para desenvolver o jogo, no final acabou não vendendo o que previu, depois veio Shenmue II, que nem ao menos foi lançado na América! Isso mesmo, só foi lançado na Europa e Japão, nem se deram ao trabalho de lança-lo! Outro problema, como o Dreamcast foi descontinuado por que não lança-los para outros consoles? Apenas o Shenmue II foi lançado para Xbox, mais nenhuma outra plataforma, imagina o dinheiro ganho se o I e o II fossem lançados para PS2, Xbox e GC?

Por que não produzem Shenmue III? Nesta E3 ainda falaram que não existe projeto para ele, sem comentários.

Cade a porcaria do Sonic Adventure 3? Um dos melhores jogos que eu ja joguei foi Sonic Adventure, o 2 foi um foi um show a parte, mas por que não lançaram o 3? Por que depois da morte do Dreamcast fizeram remakes apenas para o Game Cube (tá o 1 foi lançado para PC também)? Depois vem a pergunta mais importante, por que lançaram Sonic Heroes? Uma porcaria e não lançaram o Sonic Adventure 3? Por que fizeram o Sonic para 360 e PS3 e não o Adventure 3, um recomeço para o Sonic? Que belo recomeço...

Skies of Arcadia, um ótimo RPG para o Dreamcast (mesmo não sendo grande fã), foi lançado apenas para o Game Cube, porque não para os outros?

Jet Set Radio foi a mesma coisa, foi lançada uma versão apenas para Xbox, não um remake, se chamava Jet Set Radio Future.

Deve ter mais alguns exemplos, mas realmente a Sega não gosta de ganhar dinheiro.

2 comentários:

RobsonB disse...

O motivo da Sega não relançar para vários vídeo-games pode ser fundamentado em dois pontos:
• É mais barato (e rápido) para eles criar um port voltado a UM hardware, que revisar o jogo todo para vários hardware e adequar as funções aos devidos comandos... válido, quando se coloca com perfeição o port, deixando o jogo melhor que o original do DC se possível.
• Se há uma pesquisa de mercado, pode-se saber se o foco do lançamento tem grandes concorrentes dentro da plataforma. Um RPG lançado para GameCube pode obter reconhecimento mais facilmente que um lançado para PS2, por exemplo. Menos concorrentes dão mais peso ao título, do mesmo modo que saber se os jogadores de determinado console preferem mais qual tipo de jogo, tendo em mãos isso, pode-se lançar um jogo dentro de um port para um console com maior chance de obter sucesso!

Nunca fui muito fã da Sega, em detrimento da Nintendo e da SONY... sou um Sonysta, e para mim o PS3 ainda é o melhor console da geração atual, como o DC foi para os fãs da Sega, mesmo tomando tufo em vendas... MAIS não significa melhor.

RicardoZ disse...

Concordo em partes, Skies of Arcadia pode até se valer disso (o PS2 tinha FFX), mas Shenmue 2 era esperado por muitos fãs, mas nunca foi lançado nos EUA para o Dreamcast, seria muito vendido, existem diversos amigos meus (para não falar todos) que gosta muito de Shenmue, nunca jogaram, mas soh pela "lenda" comprariam, msm que a maioria comprasse pirata, um ou outro compraria original, o problema eh, a maioria tem um ps2...

na minha opinião, jogos bons tem lugar em qualquer lugar, com qualquer concorrente...

Shenmue 3, ateh concordo, pois axo q a Sega nao tem dinheiro para bancar uma produção desse porte....