9 de janeiro de 2008

Review: Zalman CNPS9500 led

Sabe o que é um processador esquentar? Em Full ir a 75º C rapidinho? Era isso que acontecia comigo, antes do Zalman CNPS9500 Led, que literalmente gela o computador, parece propaganda de TV, não? Mas é a pura verdade, comprei um o 9500 esses dias, instalei e tive a tranquilidade, eficiente e silencio, um ótimo cooler a não ser o preço, uns 190,00 reais por ai.

Ele é de cobre puro, tem uma area de dicipação de 3.698cm², pesa 530g, mais do que o máximo permitido pela Intel ou AMD, como ele é pesado o sistema a encaixe está a altura, em slot 775 é colocado um suporte atrás e na frente da placa mãe que são parafusados, fica muito firme. Ele tem um neon azul no centro, ilumina toda a parte de dentro do gabinete.


O cooler vária entre 1.400 RPM a 2600RPM, ele vem com o fanmate 2, que é um regulador de voltagem, que é colocado fora do PC, onde você pode regular a velocidade de rotação, eu sempre uso a 2000RPM, ou seja, metade, com isso eu consigo um idle de uns 37 a 40º C e um full de 58 a 62º C, em dias quentes, uns 65º, mas nunca passando do máximo do processador. O cooler a 2600RPM mantém sempre o processador abaixo dos 60º, já em 1400RPM eu não testei muito, mas aguenta tranquilamente o processador em full durante horas. O meu processador é um Pentium 4 521, com dissipação térmica de 84w.

Um detalhe que eu queria salientar, na instalação foi colocada muita pastar termina, eu não tinha nenhum espátula para espalhar, então o desempenho do cooler deve ser um pouco melhor, mas como assim está muito bom, não irei mexer, como se diz, "não mexa no que está quieto". A pasta térmica que vem junto, vem em uma embalagem tipo pomada, ouvi dizer é que razoável.

Outra coisa interessante, os dissipadores sempre estão frios, não esquentam, o do Cooler box ferviam.

Parabéns para a Zalman pelo ótimo produto, recomendo! O intuito não é fazer um review, e sim apenas fazer uma recomendação, por isso não tem gráficos comparando com o cooler box ou com outra pasta térmica.

Fotos: Google

2 comentários:

jow disse...

Eu tenho um desse, parece mais potente de vista do que é na realidade.

Voce esqeceu do neon azul, fala dele, falar do cooler led, mas esqecer do neon eh ateh um pecado.

RobsonB disse...

Eu tenho um, é um bom cooler, quando se usava o BOX, ele se mostra bem superior, especialmente em FULL LOAD.