22 de agosto de 2007

64 Bits? Grande coisa!

A um tempo atrás com a chegada dos "grandes" processadores 64 Bits, era anunciado um grande salto na informática, processadores que poderiam trabalhar com muito mais memória, e muito mais rápido!

O que mudou de 2004 a 2007? Nada! Simplesmente nada! Praticamente nenhum periférico tem drives 100% compatíveis, ainda há uma grande incompatibilidade com softwares.

Existem três grandes sistemas operacionais 64, Windows XP 64 Bits, Windows Vista 64 Bits e Linux (tirando os Mac Os X, pois rodam em Hardware homologado pela Apple). Mas e os programas, quase nenhum é 64 Bits, lembres-se ser 64 Bits, não é a mesma coisa de rodar em 64 Bits!

Uma coisa que deve ser levada em consideração é que de nada adiante usar um sistema operacional 64 Bits se você usa programas 32 Bits, assim ele rodara numa área 32 Bits, onde haverá trocas ultra rápidas no modo do processador operar, mudando de 64 a 32 Bits, na teoria perdendo desempenho, mas não na pratica.

Por que não há popularização?

Simplesmente por que as empresas não querem investir seu rico dinheirinho em coisas que não trarão lucro de imediato. Um programa 64 Bits tem que ser desenvolvido para rodar em 64 Bits, não adianta um lançar nada mal feito, pois quem irá usa-los provavelmente entende de computadores, e não aceitaria qualquer coisa.

É mais rápido mesmo?

Sim, realmente é mais rápido, em mesmo hardware, você conseguirá desempenho de 20% a 150% mais rápido dependendo do tipo de programa (ta bom, eu também duvido desses 150%, mas olhem esse teste comparando os sistemas 64 Bits com 32 Bits).

Nenhum comentário: